Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA

Câmeras de vídeo monitoram 24 horas por dia movimento no Hospital de Base de Porto Velho

18 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

HB_Câmeras de segurança_17.05.16_Foto_Daiane Mendonça (11)

O funcionário Acácio Gonçalves e o diretor Nilson Paniágua testam câmeras de segurança do Hospital de Base

O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, de Porto Velho, um dos maiores da Amazônia Brasileira, instalou dez câmeras de segurança e dá sequência ao projeto visando tornar suas dependências mais seguras.

“Felizmente mudamos, e aos poucos a tendência é chegar ao rigor máximo. O fluxo de pacientes e de usuários em trânsito, entradas e saídas, está melhor controlado”, disse nessa terça-feira (17) o diretor-geral do HB, Nilson Paniágua.

Até então, não havia qualquer controle do movimento do pátio de estacionamento de ambulâncias, no qual pelo menos 20 chegam e saem diariamente com destino a municípios do interior. Segundo o diretor, as câmeras gravam todo movimento no terreno, “de domingo a domingo”. Da mesma forma, os pontos cruciais de vigilância são hoje observados na câmera de controle da segurança patrimonial.

Paralelamente às câmeras, foram colocadas catracas eletrônicas e brevemente serão instalados aparelhos de TV em circuito interno, com programação diária e permanente orientando os usuários do hospital.

“Vamos alertar constantemente as pessoas a respeito da higienização das mãos e de objetos que não devem ser usados dentro do hospital, a exemplo de brincos, colares, pulseiras e outros adornos sujeitos ao acúmulo de sujeira, e que concorrem para infecções”, disse Nilson Paniágua.

Segundo ele, mais câmeras serão brevemente instaladas, facilitando sobretudo a elaboração de relatórios de atividades e a abertura de sindicâncias para apurar possíveis irregularidades.

HB_Câmeras de segurança_17.05.16_Foto_Daiane Mendonça (9)

Corredor de acesso ao pronto socorro, raio X e tomografia

COTIDIANO NA TELA

Câmeras que já funcionam tornaram mais seguras a recepção, a Central de Óbitos, corredores de acesso à maternidade e à sala do Método Canguru, enfermaria especializada em cuidados com bebês prematuros.

Duas foram instaladas ao lado da Central de Óbitos para cobrir toda área situada entre o HB, a guarita e o Hospital Infantil Cosme Damião, que fica ao lado. Ela também vigia o acesso à ala de psiquiatria e o refeitório.

Pediatria, Oncopediatria, Berçário e UTI Neonatal estão na mira de uma das câmeras. Outra foi instalada na área de acesso ao pronto-socorro, raios-X e sala de tomografia.

Na sala de controle, o funcionário Acácio Gonçalves demonstra o funcionamento das câmeras, cuja filmagem pode ser consultada a qualquer momento pela direção do HB, por autoridades da saúde e policiais, conforme a necessidade.

Da meia-noite de segunda-feira (16) até as 3h45 dessa terça-feira (17), por exemplo, são vistos plantonistas trocando turno, funcionários conversando e pessoas que transitam pela recepção nos corredores de acessos às principais dependências.

“A limpeza dos corredores é feita sempre à meia-noite, quando há pouco movimento”, contou Gonçalves.

Saiba mais:
Hospital de Base instala catracas eletrônicas e oferece mais segurança aos mais de 2,5 mil pacientes e visitantes diários


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Assistência Social, Capacitação, Distritos, Ecologia, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo