Governo de Rondônia
17/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Aumento de 10% no efetivo da Polícia Militar ajuda no combate à violência urbana e do campo em Rondônia

20 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

formação de soldados PM 19-05-16-21

Novos policiais militares foram incorporados ontem

Com a incorporação de mais de 400 policiais ao efetivo da Polícia Militar na noite de quinta-feira (19) durante formatura de entrega de boinas na sede do comandado-geral da PM, na capital, o governo de Rondônia investiu no aumento de 10% do efetivo para garantir maior segurança à população.

A PM passa a contar agora com maior número de policiais e, segundo o governador Confúcio Moura, goza de alto grau de reconhecimento das suas atividades perante a sociedade. De acordo com o comandante-geral, coronel PM Enedy Dias de Araújo, a corporação conta atualmente com cerca de cinco mil policias e caminha para o alcance das metas traçadas pelos integrantes do chamado Estado Maior da instituição.

O aumento do efetivo de policiais tanto militares quanto civis é, de acordo com o governador, um dos grandes anseios da população, obrigada a conviver com o fenômeno social da escalada da violência.

Ele explicou, no entanto, que diante do atual cenário da economia nacional é necessário tratar as contas públicas com austeridade e total controle dos gastos. Dois fatores que foram decisivos para que o Estado pudesse investir na contratação dos novos policiais militares e bombeiros.

Os novos policiais, dentre os quais 40 mulheres, participaram de curso de formação com 1.206 horas-aula durante sete meses, estágio em policiamento ostensivo e estão aptos para atuar nas diferentes modalidades de combate à criminalidade e violência nas áreas urbana e no campo.

O reforço policial chegará também às unidades de outros municípios, que necessitam da ampliação de seus quadros, mas a prioridade é Porto Velho e região do Vale do Jamari, consideradas as duas regiões com maior demanda de Rondônia.

O soldado feminino Patrícia Dias Rodrigues, oradora da turma 2015/2016, destacou o alto nível de formação do curso e dos instrutores, responsável pela formação de policiais bem treinados e preparados para garantir a segurança da população, a partir do respeito e cordialidade no trato com os cidadãos.

Admitiu o grau de dificuldades da maioria dos módulos do curso de formação, como às atividades de sobrevivência na selva, por exemplo, e encerrou afirmando que “se fosse fácil qualquer um poderia ser PM”.

Leia mais:

Governador Confúcio Moura autoriza contratação de policiais e bombeiros militares


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Bruno Corsino e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo