GESTÃO PÚBLICA

Complexo Hospitalar Regional de Cacoal recebe novos equipamentos

30 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A partir desta segunda-feira (30) o Hospital Regional de Cacoal (HRC) conta com estrutura própria de equipamentos para exames de alta complexidade, economizando mensalmente cerca de R$ 150 mil com o fim da terceirização desses serviços. Os equipamentos foram entregues na semana passada e já estão prontos para ser utilizados.

Aparelho de tomografia faz parte dos equipamentos adquiridos no valor de R$ 6,

Aparelho de tomografia faz parte dos equipamentos adquiridos no valor de R$ 6,5 milhões

Os pacientes do HRC contam com aparelhos de tomografia, ecocardiograma, esteira ergométrica e consultório de oftalmologia. O governo de Rondônia investiu R$ 2 milhões como contrapartida da emenda parlamentar de autoria do deputado federal Nilton Capixaba, totalizando R$ 6,5 milhões em equipamentos.

“Estes novos equipamentos representam uma precisão na tomada de decisão médica, especialmente na extrema urgência dos casos de traumas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, frisando que o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal faz parte de uma linha de estruturação da saúde pública determinada pelo governador Confúcio Moura.

O complexo hospitalar é formado pelo HRC, Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) e pela policlínica que está em fase final de implantação para funcionamento.

Ao entregar os equipamentos, o deputado Nilton Capixaba reconheceu os avanços da saúde pública em Rondônia. “A saúde está transformada”, disse o autor da emenda parlamentar creditando ao secretário Pimentel a responsabilidade de dar novo aspecto ao sistema público.

“Hoje a saúde pública está boa assim porque selamos parcerias”, emendou Capixaba, que destinou R$ 14 milhões em emendas federais durante os últimos cinco anos. Em mais uma emenda de R$ 3,5 milhões o parlamentar destina o dinheiro para equipamentos da policlínica.

“São avanços que atingem mudanças na vida das pessoas”, sintetizou Marco Aurélio Vasques, ex-diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, que na solenidade oficial entregou o cargo por motivos pessoais. Interinamente responde pela direção do Complexo Hospitalar a farmacêutica bioquímica Isabel Maria de Lima.

A nova diretora é servidora do governo há 30 anos e tem larga experiência em cargos de chefia. Já foi diretora-geral do Hospital de Base, em Porto Velho; secretária municipal de Saúde e delegada regional de Saúde, em Cacoal; e agora deixa a Diretoria do HRC para assumir a Coordenação-Geral do Complexo.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Bruno Corsino