Governo de Rondônia
19/04/2024

EXTRAÇÃO ILEGAL

Em dois dias de atuação, Operação Azougue retira mais de 200 dragas de Área de Proteção Ambiental no rio Madeira

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A terceira fase da Operação Azougue, desencadeada na última quarta-feira (01), em Porto Velho, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), encerrou nesta quinta-feira (02) com resultados positivos. Foram apreendidas seis balsas equipadas com motores e materiais de trabalho, seis pessoas presas em flagrante, duas pepitas de ouro, dois volumes com mercúrio e uma espingarda. Foram aplicados seis autos de infração somando R$ 300 mil reais. No total. 200 dragas foram retiradas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Madeira.

Policiais realizando abordagens nas balsas

Policiais realizando abordagens nas balsas

A operação contou com um efetivo de 95 servidores militares, policiais e bombeiros. Cinco embarcações e nove viaturas foram utilizadas. A ação ocorreu na APA do rio Madeira, que tem aproximadamente 21 quilômetros e compreende a extensão entre da Usina de Santo Antônio até a curva do Belmont.

De acordo com o tenente-coronel André Luiz Glanert, gerente de Fronteiras da Sesdec, após a operação, que resultou na movimentação de 200 balsas/dragas para fora da APA, será mantido com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sedam) uma patrulha com embarcação para policiamento ostensivo na APA, bem como o apoio da Marinha do Brasil, que já realiza o patrulhamento na área.

Outra medida para sanar o problema de extração ilegal de ouro na APA, segundo Glarnet, será a elaboração de um plano de manejo por parte da Sedam, delimitando a área e o tempo de atuação, limite do número de dragas, dentre outras medidas de fiscalização.

A Operação Azougue foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambienta (Sedam), Polícia Militar Ambiental (BPA), Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Civil, Companhia de Operações Especiais (COE), Núcleo de Operações Aéreas (NOA), Gerência de Fronteiras (Gesfron) e Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph).

Leia mais:
Operação Azougue retira dragas de Área de Preservação Ambiental em Porto Velho

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo