Governo de Rondônia
19/04/2024

PLANEJAMENTO

Confúcio Moura sugere que governadores apresentem ao presidente interino sugestões para o país

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

3ª reunião do Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, Elizeu Oliveira-Governo do Tocantis (2)

Governador Confúcio Moura participou da reunião do Consórcio em Palmas

 

 

O cenário nacional, as dívidas dos estados com a União, a segurança pública e a educação pautaram os debates na reunião do Consórcio Brasil Central, que reúne governadores de estados do Centro Oeste e Amazônia. O encontro foi encerrado ao meio-dia, em Palmas, capital do Tocantins, nesta sexta-feira (3).

Durante o encontro, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, afirmou que é fundamental que os estados apresentem ao presidente interino Michel Temer e ao Congresso Nacional sugestões viáveis pra o país. Segundo ele, a experiência de governadores tem relevância que pode ser absorvida pelo poder central.

Para Confúcio, as propostas dos governadores, transformadas em consenso e apresentadas à Presidência da República representam um avanço, uma vez que se sobrepõem às demandas encaminhadas isoladamente.

“O presidente interino precisa das boas ideias que vêm dos estados”, declarou o governador. Ele acrescentou que este é um tipo de patriotismo que contribui para que o país supere a crise e se desenvolva.

Governador durante entrevista coletiva

Governador durante entrevista coletiva

Questionado sobre as dívidas que os estados têm com a União e que foram objeto de embate judicial, Confúcio Moura explicou que o momento em que foram firmadas, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, o momento era diferente. “A visão que tínhamos era outra, era possível quitar tudo. Mas o cenário está transformado e a contas ficaram impagáveis”, concluiu.

Os governadores trataram, durante a reunião, de temas diferentes. Eles firmaram, por exemplo, protocolo na área de segurança pública relacionado ao policiamento nas fronteiras e avaliaram a situação do crime organizado e o novo cangaço.

Também foi entregue um plano de educação integral para o Brasil Central, apresentadas ferramentas de combate ao Aedes aegypti e, ainda, o Programa Universidade Cooperativa do estado de Tocantins.

Com relação à divida dos estados com a União, foi firmado pacto em defesa do alongamento do pagamento até 2048, com carência de um ano.

O fórum de Governadores do Brasil Central é composto originalmente pelos estados de Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O Maranhão foi o último a aderir ao colegiado.

Em reuniões regulares, os estados debatem problemas e buscam soluções comuns, uma vez que têm características similares, que incluem a produção de alimentos.

Leia mais:

Compromisso com educação marca reunião do Consórcio Brasil Central


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Pedro Barbosa/Governo do Tocantins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo