ESPORTE

Joer, a maior competição educacional de Rondônia, cria espaço para convivência de atletas em ambiente sociocultural

09 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Joer-Jogos Escolar Em Rondônia- 08-06-2016-Ítalo Rodrigo (3)

A competição reúne 18 modalidades esportivas em equipe e individual

Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) inovam: se antigamente, equipes participantes nas categorias infantil e juvenil acomodavam-se em alojamentos com dificuldades diversas, ganham agora o direito de se hospedar em hotéis.

A mais alta competição rondoniense no âmbito educacional, disputada em 18 modalidades olímpicas e paraolímpicas, começou no final de maio e tem mais quatro fases previstas para estrear na próxima semana.

Investimentos feitos pelo governador Confúcio Moura no setor possibilitaram siginificativas melhorias, anunciou o gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Ítalo Aguiar.

Segundo ele, além da hospedagem, a Seduc autorizou regionais a alugarem espaços de convivência, e neles são servidos almoços, jantares e lanches. “É o lugar ideal para cerimônias, e permitem maior convívio entre professores e alunos”, explicou o gerente.

Nesses espaços, os atletas têm jogos de mesa, lan house, biblioteca, karaokê, áreas de descanso, e com isso desfrutarão de maior intercâmbio sociocultural.

Com essas mudanças, a Seduc também obteve logística de transporte, ou seja, convergem para o mesmo local todos os participantes.

“Os jogos estimulam a participação estudantil nas atividades do currículo oculto [extra], cujo acréscimo contribui para a formação integral do aluno, e dele esperamos que se torne um cidadão crítico e responsável”, analisou Aguiar.

Campeões rondonienses representarão o Estado na etapa nacional dos Jogos Escolares: de 20 a 29 de setembro [Jogos Estudantis da Juventude-JEJ, 12 a 14 anos], em João Pessoa (PB), e 10 a 19 de novembro [JEJ, 15 a 17 anos e Paralimpíadas, 14 a 17], em São Paulo.

Em parceria com federações estaduais e confederações nacionais esportivas, a Seduc apoiará em novembro deste ano o Congresso Estadual de Esporte Escolar, voltado para o aperfeiçoamento do conhecimento de professores da rede estadual nas modalidades disputadas no Joer.

Joer-Jogos Escolar Em Rondônia- 08-06-2016-Ítalo Rodrigo

Fases regionais classificam as equipes pra fase estadual

FASES REGIONAIS

As fases regionais começaram no dia 30 de maio no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra [Região Metropolitana, em Porto Velho]; 31 na Escola Simon Bolívar [Regional Mamoré, em Guajará-Mirim]; e 1º de junho no Ginásio de Esportes Alberi Ferrasso [Regional Norte, em Ariquemes]. Quando concluídas, os campeões representarão seus municípios nas fases estaduais.

Quatro próximas cerimônias de abertura estão programadas para o terça-feira (14), todas às 19h, em Ji-Paraná [Regional Centro-Oeste], no Ginásio Gerivaldão; São Francisco do Guaporé [Regional Guaporé], na Quadra Municipal; em Jaru [Regional Noroeste], na EEFM  Professora Dayse Mara de Oliveira Martins; e Extrema [Regional Ponta do Abunã/Extrema], na EEEFM Jayme Peixoto de Alencar.

Rolim de Moura [Regional Zona da Mata], Pimenta Bueno [Regional Centro] e Cerejeiras [Regional Cone Sul] abrem suas fases no próximo dia 26.

No ano passado, a fase regional disputada por 51 municípios, reuniu 9.598 atletas, dos quais, 2.533 da região metropolitana, 1.084 do Centro-Oeste, 1.313 do Norte, 1.088 do Cone Sul, 904 do Centro, 761 da Zona da Mata, 868 do Noroeste, 593 do Mamoré, e 454 do Guaporé.

SUCESSO MAIOR EM 2016

Na Seduc, o secretário-adjunto Márcio Félix espera maior êxito nos jogos deste ano. Ele tem prestigiado a maior parte das cerimônias. “Abrimos as fases da Região Metropolitana [em Porto Velho] e de Ariquemes, e na próxima semana vamos a Ji-Paraná”, disse.

“Os números de 2015 são expressivos e poderão ser melhores ainda este ano”, lembrou.

A etapa municipal, promovida com recursos das prefeituras, reuniu 17 mil atletas. Em Porto Velho, a fase final infantil teve 1.615 participantes de 39 municípios.

Em Cacoal, a fase final juvenil teve 2.010 alunos, dirigentes, professores e coordenadores, de 41 municípios. E a fase paraolímpica reuniu 733, de 22 municípios.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Assessoria Seduc

Capacitação, Convênios, Cultura, Distritos, Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade