Governo de Rondônia
29/03/2024

SAÚDE

Maio teve aumento de 30% em exames patológicos diversos realizados no Laboratório Estadual de Rondônia

15 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

TECNOLOGIA -  Lepac tem aumento de mais de 50% na demanda para a POC

Lepac fez mais de 154 mil exames no trimestre março-abril-maio

Aumentou 30%, entre abril e maio, a demanda de exames no Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) de Rondônia.

Com 7.165 exames a mais em relação ao mês anterior, o Lepac  atendeu a solicitações médicas para 1.961 pacientes em maio [1.520 em bril], produzindo 25.393 exames de diversas patologias.

Funcionando ao lado da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), o laboratório é referência na região Norte brasileira.

A POC lidera o número de exames e ali eles aumentaram em 50%, apontam as estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “Isso está ligado à confiabilidade que o laboratório passa aos médicos”, disse o diretor-geral do Lepac, Paulo Giroldi.

No cômputo do trimestre março-abril-maio de 2016, o laboratório foi procurado por 14.595 pacientes, que se beneficiaram com 154.796 exames.

Segundo Giroldi, o Lepac proporciona economia ao governo estadual, já que os valores dos exames estão 25% menores do que a tabela praticada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hemograma é o exame mais solicitado: 1.575 no período; em seguida os exames de glicemia (1.321), ureia/creatinina (1.268), lipidograma (1.049) e hepatites A, B e C + HIV (550).

Aproximadamente 250 pacientes atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) também dispõem desses exames.

Policlínica Oswaldo Cruz_POC_10.05.16_Foto_Daiane Mendonça (14)

Maior parte dos pedidos é de médicos da POC Oswaldo Cruz

ROTINA 

Às 9h10 de terça-feira, o Lepac encerrou mais uma coleta em pacientes que jejuaram para fazer diversos exames de sangue.

“Encerramos 20 minutos antes do prazo para conclusão dos serviços e todos foram atendidos”, comentou Paulo Giroldi.

Quatro recepcionistas e quatro coletores atendem na POC. As senhas para o Lepac são distribuídas diariamente a partir das 7h, e o atendimento vai até 9h30.

Antes do funcionamento do Lepac, dos 147 tipos diferentes de exames solicitados à rede de saúde estadual, 69 eram terceirizados e precisavam ser feitos fora do estado.

Atualmente, às terças e quintas-feiras, o imunossupressor é procurado por pessoas transplantados. Três médicos alergologistas atendem pacientes de doenças que se desenvolvem em qualquer idade.

TUDO VIA INTERNET

Após os resultados, o médico que fez a solicitação tem acesso aos exames no hospital de origem. O resultado é conhecido em até três horas e liberado pelo sistema de gerenciamento de dados, via internet.

A coleta de sangue dos pacientes no Cemetron, Hospital João Paulo II, POC e Hospital Infantil Cosme e Damião está interligada online ao laboratório. Tudo é etiquetado e enviado com um código de barra. A segurança é de 100%.

Amostras dos hospitais são identificadas e totalmente digitalizadas. Elas entram na máquina, parando em cada estação de trabalho: hepatites, cancerígenos, sorologia, hemograma e outras.

Giroldi explicou que após os resultados, o médico que fez a solicitação tem acesso no hospital de origem. Tudo praticamente em tempo real.

O Lepac agiliza em até dez dias o resultado de exames de alta complexidade, antes enviados pela Sesau para outros estados. Além disso, os pacientes que necessitam de acompanhamento para medir os imunossupressores – usada para evitar rejeição de um transplante – têm preferência. “Há casos em que o médico faz o pedido e o resultado sai em até 24h”, afirmou o diretor.

Leia mais:

Laboratório de Patologia e Análises Clínicas completa um mês com economia em internações em Porto Velho
Laboratório Estadual de Patologia funcionará 24 horas com uso de tecnologia inédita na região Norte 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz e Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Distritos, Governo, Infraestrutura, Legislação, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo