Governo de Rondônia
29/03/2024

SAÚDE PÚBLICA

Paciente do HB comemora vida nova ao receber transplante de rins após quatro anos de hemodiálise

21 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

“Quando fui ao banheiro e consegui urinar, chorei de tanta felicidade. Agora sim, estou curado, graças a Deus e à equipe médica do Hospital de base Ary Pinheiro”. O depoimento é do paciente José Luiz Garcia, 29 anos, após cirurgia realizada no HB para um transplante renal. Morador de Porto Velho, ele fazia hemodiálise há quatro anos.

José Luiz fazia hemodiálise há quatro anos em Porto Velho

José Luiz fazia hemodiálise há quatro anos em Porto Velho

O doador foi uma criança, que teve o diagnóstico de morte encefálica e a família autorizou a doação de seus rins e córneas para transplantes.

Diante da diferença de idade e peso, a equipe de transplante optou por realizar o implante dos dois rins da criança em um único doador adulto, também conhecido como transplante em bloc. “É a primeira vez que um transplante dessa natureza acontece em nosso estado, doação de criança para adulto, onde são implantados os dois rins. Também é a primeira vez que a doação de órgãos é autorizada por famílias de criança diagnosticada com morte encefálica no Hospital Cosme Damião”, disse o coordenador e realizador do transplante, médico urologista Alessandro Prudente.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Luís Eduardo Maiorquim, legalmente rins de doadores crianças são ofertados preferencialmente para crianças que aguardam pela cirurgia. No entanto, como em Rondônia não tem criança na fila de espera para transplante renal, os rins puderam ser disponibilizados para ajudar um adulto a sair da hemodiálise.

O receptor passa bem e tem previsão de alta para os próximos dias.

Leia mais:
Colono retoma projetos após transplante de rim bem sucedido no Hospital de Base em Porto Velho
Primeiros transplantes de rins de 2016 são realizados pela equipe da Central de Transplantes do Hospital de Base de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo