REGIONALISMO

05 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

artesanato rondoniense

Artesãos rondonienses participarão de mais uma Fenearte em Recife

A 17ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá da próxima quinta-feira (7) ao dia 17 no Centro de Convenções de Olinda (PE), terá novamente a participação de artesãos rondonienses, que prestigiam o evento há mais de 10 anos.

A feira, que proporciona oportunidade de vendas, parcerias e contatos profissionais aos artesãos, é conhecida por ser a maior do segmento na América do Sul. Serão mais de 1.400 estandes com grande variedade de artesanato de 26 estados brasileiros, e de países, como a Turquia, Peru, Índia, Portugal e Itália, atraindo cerca de 200 mil visitantes por ano em cada edição.

O Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) adquiriu os estandes e fornecerá o espaço para comercialização dos produtos artesanais de Evandro Pires, Ronaldo Farias, Mirtes Rufino, Agmar Caixeta, Catia Shirley e Dildeane Alves.

A coordenadora de Artesanatos da Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Wellida Sodré, que também estará presente na feira, avalia que a participação de artesãos de Rondônia garante a divulgação da cultura regional por meio do artesanato. “Na última edição, nosso estande foi um dos mais visitados, e os artesãos venderam praticamente tudo. A nossa expectativa é que nessa edição o sucesso seja ainda maior”, disse a coordenadora.

A Sejucel  irá viabilizar o transporte das peças dos sete artesãos rondonienses que participarão do evento.

Texto: Pamela Rosa
Fotos: Wellida Sodré