Governo de Rondônia
28/03/2024

ECA

Arte e cultura celebram os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente em Porto Velho

11 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ainda sob efeitos de uma sociedade que adota punição, castigo e medidas que reforçam a violência, Porto Velho lembrará o 26º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na próxima quarta-feira (13), às 17h30, no Espaço Alternativo [Bairro Industrial].

Denominado Entardecer com o ECA, o evento lembrará direitos e deveres de menores de 18 anos, estabelecidos pela Lei Federal Nº 8.069/93, que contempla principalmente as áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social.

“O cumprimento dessa lei é uma tarefa para toda a sociedade. Desde a sua promulgação, o ECA possibilitou uma série de conquistas, mas o momento impõe muita reflexão”, comentou a psicóloga Ana Karla Feitoza Santos, da Gerência da Criança e do Adolescente, da Secretaria Estadual da Assistência Social e do Desenvolvimento Social (Seas).

Entre as falas de conselheiros tutelares, secretários e advogados, talentos musicais se apresentarão, enfatizando principalmente efeitos negativos da redução da maioridade penal e denúncia contra a prática do estupro.

Segundo Ana Karla, Rondônia não é diferente do restante do País, onde jovens ainda têm medo da polícia, entram em situação de raiva e são ouvidos com dificuldade quando poderiam manifestar melhor os sentimentos. Essas diferenças conceituais serão expostas ao público na programação elaborada pela Seas e colaboradores, na próxima quarta-feira.

A coordenação pede às pessoas que levem água mineral e compareçam vestidas com camisetas alusivas ao evento.

Em parceria, a Seas e a Secretaria Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog)  mobilizaram outros órgãos e entidades, entre os quais o Ministério Público; secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semes) e de educação (Semed) de Porto Velho;  Jovens Com Uma Missão (Jocum); Levante Popular da Juventude;  Frente Rondônia; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca); Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA); Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Sociedade Pestalozzi.

Confirmaram apresentações as duplas de crianças Mateus (flauta) e Vitor (violão), Amadeu e Vitor [com voz e violão de Jucimar Morais], de freestylle [futebol arte nas ruas]. A Seas se reúne com Aldadina Pinheiro Miranda, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese da Capital, para completar a programação artística e musical.

Três tendas funcionarão no local: uma terá banners com direitos da criança e do adolescente, mostrará o histórico do ECA e distribuirá panfletos, fôlders; outra apresentará números de arte e cultura, e nela os participantes pintarão em cartolinas; a terceira apoiará artistas.

À noite, a partir das 20h, está prevista uma aula de zumba coordenada pela zin Greicy Kelly [Zumba Bairro Novo], com o tema Movimente-se: Defenda os direitos da Criança e do Adolescente. Regularmente, zumba envolve animadas danças latinas, com passos fáceis de acompanhar e adequados ao perfil de jovens, idosos ou crianças.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arte SEAS
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo