ECA

Arte e cultura celebram os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente em Porto Velho

11 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ainda sob efeitos de uma sociedade que adota punição, castigo e medidas que reforçam a violência, Porto Velho lembrará o 26º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na próxima quarta-feira (13), às 17h30, no Espaço Alternativo [Bairro Industrial].

Denominado Entardecer com o ECA, o evento lembrará direitos e deveres de menores de 18 anos, estabelecidos pela Lei Federal Nº 8.069/93, que contempla principalmente as áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social.

“O cumprimento dessa lei é uma tarefa para toda a sociedade. Desde a sua promulgação, o ECA possibilitou uma série de conquistas, mas o momento impõe muita reflexão”, comentou a psicóloga Ana Karla Feitoza Santos, da Gerência da Criança e do Adolescente, da Secretaria Estadual da Assistência Social e do Desenvolvimento Social (Seas).

Entre as falas de conselheiros tutelares, secretários e advogados, talentos musicais se apresentarão, enfatizando principalmente efeitos negativos da redução da maioridade penal e denúncia contra a prática do estupro.

Segundo Ana Karla, Rondônia não é diferente do restante do País, onde jovens ainda têm medo da polícia, entram em situação de raiva e são ouvidos com dificuldade quando poderiam manifestar melhor os sentimentos. Essas diferenças conceituais serão expostas ao público na programação elaborada pela Seas e colaboradores, na próxima quarta-feira.

A coordenação pede às pessoas que levem água mineral e compareçam vestidas com camisetas alusivas ao evento.

Em parceria, a Seas e a Secretaria Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog)  mobilizaram outros órgãos e entidades, entre os quais o Ministério Público; secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semes) e de educação (Semed) de Porto Velho;  Jovens Com Uma Missão (Jocum); Levante Popular da Juventude;  Frente Rondônia; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca); Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA); Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Sociedade Pestalozzi.

Confirmaram apresentações as duplas de crianças Mateus (flauta) e Vitor (violão), Amadeu e Vitor [com voz e violão de Jucimar Morais], de freestylle [futebol arte nas ruas]. A Seas se reúne com Aldadina Pinheiro Miranda, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese da Capital, para completar a programação artística e musical.

Três tendas funcionarão no local: uma terá banners com direitos da criança e do adolescente, mostrará o histórico do ECA e distribuirá panfletos, fôlders; outra apresentará números de arte e cultura, e nela os participantes pintarão em cartolinas; a terceira apoiará artistas.

À noite, a partir das 20h, está prevista uma aula de zumba coordenada pela zin Greicy Kelly [Zumba Bairro Novo], com o tema Movimente-se: Defenda os direitos da Criança e do Adolescente. Regularmente, zumba envolve animadas danças latinas, com passos fáceis de acompanhar e adequados ao perfil de jovens, idosos ou crianças.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arte SEAS

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte, Turismo