25/04/2024

INTEGRAÇÃO

Segurança Pública de Rondônia e Acre realiza operação conjunta na divisa entre os dois estados

15 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Forças de segurança pública de Rondônia e Acre encerram nesta sexta-feira (15) operação conjunta iniciada nessa quinta-feira (14), do lado rondoniense, nos distritos de Extrema e Nova Califórnia. A ação, segundo as forças de segurança pública dos dois estados, pode ser considerada um experimento do que poderá ser nos próximos dias a formalização do Termo de Cooperação debatido no último dia 7 com o vice-governador Daniel Pereira e autoridades de Rondônia e Acre no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Operação foi realizada em conjunto com o Estado do Acre

Operação acontece em Rondônia em parceria com a força de segurança do Estado do Acre

A operação realiza nesses dois dias abordagem de todos os veículos que cruzam os limites de Rondônia e Acre, nos dois sentidos, pela BR-364 e linhas vicinais, especialmente no combate aos crimes de fronteiras,  conforme explicou o tenente coronel Glanert, gerente de Fronteiras da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia.

A Operação BR-364 , como é denominada, conta com a atuação do Exército Brasileiro, com a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Civil e Militar dos dois estados, e objetiva monitorar os veículos que cruzarem a barreira nesses dois dias.

Sobre o trabalho cooperado, o secretário Antônio Carlos do Reis, da Sesdec, enalteceu o planejamento estratégico das operações conjuntas na região de fronteira que trará como inovação a utilização de um canal único de rádio na realização das operações ao facilitar consultas recíprocas de bancos de dados sobre criminosos, bem como, mandados de prisão. A criação de núcleos de ação contra as drogas em delegacias regionais também faz parte da estratégia.

A cooperação entre Rondônia e Acre serve para a troca de informações. O tratado, que deverá ser assinado nos próximos dias é, segundo o secretário de Segurança do Acre, Emylson Farias Lima, a formalização de um trabalho que na pratica já existe, mas que depois do termo assinado para a ser oficial e com isso passará a contar com um planejamento estratégico efetivo.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Sesdec