Governo de Rondônia
26/04/2024

ECONOMIA

Rondônia mantém controle dos gastos públicos e realiza mutirão fiscal para que contribuintes regularizem débitos

18 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Governo mantém controle dos gastos públicos

Governo de Rondônia mantém controle dos gastos públicos

O pagamento de metade do 13º salário aos servidores de Rondônia coroa os esforços do governo estadual para honrar compromissos e fortalecer a economia regional. Em pleno  período recessivo, o controle fiscal rigoroso faz com que a crise econômica provoque menor impacto no estado.

O depósito de R$ 177 milhões nas contas dos servidores públicos estaduais, valor correspondente a 50% do 13º, faz bem à economia regional, mas são necessárias outras providências para manter a saúde das finanças públicas.

No agronegócio, de onde vem parte substancial das receitas, o governo estadual colhe frutos dos incentivos feitos sob as mais variadas formas para que a pecuária desse um salto na quantidade e, sobretudo, na qualidade.

O volume de exportações de carne desossada evoluiu de U$ 9,6 milhões no primeiro semestre de 2015 para U$ 18,3 milhões no primeiro semestre de 2016. 

À riqueza que vem do campo o estado quer somar gestos de cidadania e permitir aos contribuintes inadimplentes a oportunidade de quitar débitos com facilidade. Com a  adesão ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, lançado pela Corregedoria Nacional de Justiça o governo de Rondônia vai participar do o Mutirão de Negociação Fiscal.

A mobilização acontece de 4 a 9 de agosto, em Porto Velho.

Juntamente com órgãos federais e municipais, o governo de Rondônia mobilizará servidores para recebimento de dívidas relacionadas ao ICMS, IPVA e ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), que poderão ser parceladas, entre outras vantagens.

O mutirão acontece em diversas partes do país com sucesso. É uma forma de fazer com que o contribuinte não fique inadimplente, evite a judicialização das dívidas e as consequentes restrições.

No âmbito da Secretaria de Finanças (Sefin) também é possível fazer o parcelamento das dívidas através do Programa de Regularização Fiscal de Rondônia (Refis). Há operações simples que podem ser antecipadas no portal da secretaria.

Se a situação econômica do país é de incertezas, quem gasta pouco e faz bom uso dos recursos está em vantagem.

O secretário estadual de Finanças, Wagner Garcia de Freitas, destaca que os esforços para controlar as contas e pagar a folha de servidores, além de honrar compromissos com fornecedores do governo são resultados de determinações do governador de Rondônia, “Ele previu a recessão e determinou medidas que hoje estão garantindo o equilíbrio das contas”, concluiu.

https://youtu.be/0pwvSOA4mIQ

Leia mais:

Contribuintes podem regularizar débitos de ICMS, IPVA e ITCD com desconto de multas e juros

Rondônia tem nota 10 no Ranking Nacional da Transparência Brasil

Rondônia mantém sob controle despesa com pessoal para pagar salário no mês trabalhado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo