Governo de Rondônia
23/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar aponta eficiência do sistema de videomonitoramento em um mês de funcionamento em Cacoal

20 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

No primeiro mês de funcionamento do sistema de videomonitoramento em Cacoal, os resultados vêm sendo satisfatórios, tanto para a Polícia Militar quanto para a população, diz o órgão.

Inicialmente o sistema de videomonitoramento conta com 10 câmeras em Cacoal, mas o objetivo é expandir para 26 câmeras

Inicialmente o sistema de videomonitoramento conta com 10 câmeras em Cacoal, mas o objetivo é expandir para 26 câmeras

A eficiência do sistema pode ser comprovada, por exemplo, com a apreensão de 60 quilos de entorpecentes realizada no inicio do serviço em Cacoal. O sistema de videomonitoramento foi decisivo na identificação, monitoramento e filmagem de cinco pessoas em ação de tráfico próximo à Escola Carlos Drummond. O operador do sistema de videomonitoramento identificou a ação, acionou os policiais em patrulha que concluíram com sucesso a operação.

Outro exemplo da eficiência do serviço foi constatado em uma ocorrência de furto a um estabelecimento comercial, na região central. O sistema de videomonitoramento flagrou, durante a madrugada, um homem quebrando o vidro de uma agropecuária, e o monitorou até a chegada da Rádio Patrulha, que efetuou a abordagem e fez a prisão em flagrante enquanto o homem saia do local com os objetos do furto.

Conforme o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Cacoal, tenente coronel Paulo Sityá, sem o sistema de monitoramento por câmeras seriam necessários 60 policiais trabalhando em dupla, com jornada de 8h em cada plantão, para vigiar as mesmas localidades. Mas agora, com o sistema de videomonitoramento, estas mesmas dez localidades são vigiadas 24h por dia e com um contingente de apenas seis policiais.

“Este é apenas um exemplo para mostrarmos a amplitude deste serviço. São locais que estão em vigilância 24h por dia, todos os dias. E este é apenas o início do nosso projeto. Começamos com 10 câmeras, mas assim que possível vamos ampliar o sistema de videomonitoramento para 26 câmeras, abrangendo ainda mais o nosso campo de atuação”, destacou o comandante.

Com o videomonitoramento em funcionamento em Cacoal desde o dia 9 de junho, algumas outras ações detectadas pelo serviço foram, por exemplo, porte ilegal de arma, furto a residência, embriaguez ao volante, além de roubos. Em todas as situações, a ação é identificada pelo policial militar, operador do sistema de videomonitoramento, que imediatamente aciona a Rádio Patrulha.

Leia mais:
Inaugurada central de videomonitoramento de Cacoal; município também ganhará nova Ciretran e sinalizações de ruas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: 4º BPM/Cacoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo