29/03/2024

ATUALIZAÇÃO

Grade curricular de formação da Polícia Civil passa a contar com mais três disciplinas obrigatórias

25 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Conselho Superior de Polícia Civil (Consupol) aprovou a inclusão de mais três disciplinas obrigatórias na grade curricular do curso de formação e de cursos de aperfeiçoamentos da Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. As disciplinas que passaram a fazer parte da grade são: Diretrizes Nacionais da Investigação de Morte Violenta de Mulheres com Perspectiva de Gênero, e demais crimes inseridos na Lei n°11.340/06 (Maria da Penha); Acessibilidade Linguística Através da Língua Brasileira de Sinais (Libras); e Tiro defensivo na Prevenção da Vida (Método Giraldi).

Diretor da Academia da Polícia Civil

Segundo o diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Túlio Anderson Rodrigues da Costa, a inserção dessas disciplinas na grade curricular no curso de formação e aperfeiçoamento tem como objetivo preparar melhor o servidor da polícia civil, seja ele para que cargo for. “Essa qualificação irá refletir em um melhor atendimento na sociedade”, ressaltou o delegado.

Ele citou a primeira matéria, que trata das Diretrizes Nacionais da Investigação do Feminicídio – Investigação de Morte Violente de Mulheres com Perspectiva de Gênero e demais crimes inseridos na Lei Maria da Penha. “Até então esses crimes caíam em uma vala comum e precisavam de um atendimento diferenciado”, disse Túlio Anderson, explicando que a partir de agora todo crime praticado contra a mulher,  que pode ser um crime envolvendo um casal ou um crime de violência praticado por um assaltante por exemplo, serão englobados nessa modalidade.

Já a disciplina que insere a Acessibilidade Linguística através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é porque a legislação obriga que os órgãos públicos tenham profissionais qualificados para atender a esse público. “Já aconteceu de comparecer à delegacia um cidadão deficiente auditivo e não ter servidor qualificado em linguagem de sinais para colher seu depoimento”, salientou.

E a terceira matéria inserida na grade é o Tiro Defensivo na Preservação da Vida (Método Giraldi). “A função do policial é em defesa da vida, não é matar”, justificou o delegado. Este módulo terá duração de 20h, os demais 40h. Os próximos cursos de formação e de aperfeiçoamento passarão a contar com essas disciplinas. A Resolução com as alterações na grade curricular da Academia de Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 11.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Maicon Lemos