Governo de Rondônia
19/04/2024

PESQUISA E INOVAÇÃO

Fapero comemora 5 anos e lança mais oito editais para apoiar a ciência em Rondônia

28 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em seu quinto aniversário, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa em Rondônia (Fapero) contabiliza cerca de R$ 30 milhões de investimentos em apoio a instituições estaduais e federais.

Pesquisa com nanocorpo de camelídeo pela Fiocruz repercutiu numa das maiores revistas científicas do mundo, a Nature

Pesquisa com nanocorpo de camelídeo pela Fiocruz repercutiu numa das maiores revistas científicas do mundo, a Nature

“Comemoramos as conquistas na segunda-feira, 25, lembrando que apenas em 2016 já lançamos oito editais”, comentou o presidente da fundação, Francisco Elder Souza Oliveira, salientando que o Programa de Apoio à Pesquisa no Laboratório de Qualidade do Leite (LQL) é uma das conquistas do aniversário.

Para o pesquisador e diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira, a ciência e a pesquisa ganharam muito ao longo de cinco anos. “Desde sua instituição, a Fapero foi capaz de implementar importantes programas, e apoiar projetos de grande importância local, nacional e também no cenário internacional. Desejamos longa e profícua existência à fundação, e certamente ela vencerá desafios”, disse.

Ferreira exemplificou que teve grande impacto artigo recente, publicado no periódico PlosOne, com comentário [em inglês] na revista Nature. Ele trata do desenvolvimento de nanocorpo de camelídeo, que tem propriedades interessantes no bloqueio molecular in vitro e in vivo de frações de venenos de cobras.

“A fundação tem mantido importante comunicação com as instituições de ciência, tecnologia e ensino de Rondônia, e apoiado grupos de pesquisa consolidados no estado, bem como, grupos emergentes, contemplando tanto mestres quanto doutores na coordenação de projetos”, destacou.

Para o reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ari Ott, a pesquisa e a ciência em Rondônia podem ser diferenciadas em antes e depois da Fapero. “A sua existência possibilitou até agora que Rondônia recebesse cerca de R$ 30 milhões, em cinco anos, de aporte de recursos das agências financiadoras que não chegariam ao estado sem ela”, assinalou, reforçando que a Unir é a instituição que detém o maior número de cursos de pós-graduação, e o maior número de professores com doutorado, qualificados a realizar pesquisas apoiadas pela Fapero.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Fundação aplica no LQL, em Porto Velho, recursos oriundos do Fundo Proleite.

A Fapero tornou público o lançamento de chamada, convidando pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a apresentarem projetos tecnológicos. O Proleite é administrado pelo Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio Leite do Estado de Rondônia.

“Esse laboratório será construído em duas fases: na primeira ele vai se estruturar e em seguida os bolsistas farão análises técnicas da produção leiteira, monitorarão rebanhos e criarão derivados lácteos artesanais”, comentou Elder Oliveira.

Essas atividades, conforme ele observou, resultarão no credenciamento do LQL à Rede Nacional de Laboratórios supervisionada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Futuramente, o LQL emitirá laudos de certificação às unidades produtoras em Rondônia e na região norte.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

A Fapero tornou público o resultado classificatório referente à chamada 014/2016, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foram oferecidas oito bolsas remanescentes de supervisão docente [taxa de bancada] em Rondônia. O CNPq disponibilizou cem bolsas para alunos dessa iniciação. “Portanto, seis novos projetos foram recomendados e oito prorrogados”, comentou Elder.

A prorrogação ocorrerá nos próximos 45 dias pelos docentes proponentes. Alunos bolsistas serão cadastrados na Plataforma do CNPq, e logo em seguida receberão e-mail desse órgão para aceitarem as bolsas até o dia cinco de agosto, entrando na folha de pagamento. Eles também poderão dar o “aceite” na bolsa por meio de sua conta individual no CNPq vinculada ao currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

Leia mais:
Fapero fará mais cinco chamadas para apoiar mestres e doutores em Rondônia
Relatório revela desafios da iniciação científica em Rondônia até 2020


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Capacitação, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Serviço, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo