Governo de Rondônia
29/03/2024

TRAVESSA DAS CORES

Projeto Colorindo Vidas vai revitalizar beco em Ariquemes em parceria com moradores e empresários

02 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Um pedaço da cidade, ao lado de um brejo, duas pontas de ruas, no cantinho do Setor 2, que serve de moradia há quase 40 anos para 32 famílias, será transformado pelo Governo de Rondônia. A Travessa das Cores será feita por meio do projeto Colorindo Vidas.

IMG-20160729-WA0003

Projeto vai colorir as 32 casas que formam a rua do beco, transformando o local em atrativo turístico

O serviço de revitalização de uma área de 25 mil metros quadrados, conhecida como o brejo do Setor 2, ao lado do Parque Açaí, que o governo em parceria com a comunidade transformou na Praça Parque das Nascentes, deixou à mostra duas pontas de ruas, um lugar que também precisava da atenção especial da administração pública para com as famílias que ali vivem, e com os visitantes que por ali vão passar.

Com o projeto social “Colorindo Vidas”, o governo vai pintar as 32 casas localizadas nas duas pontas de ruas e próximo ao Parque das Nascentes, envolvendo toda a comunidade, comércio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidades sociais e faculdades. As empresas contribuem com as tintas e os moradores entram com a mão de obra em suas casas.

“Não adianta fazer bonito lá embaixo, e deixar os moradores com a frente desse jeito, sem cuidados, desbotada, sem cor. Estamos construindo uma linda praça, e esse pedacinho do Setor 2 será transformado, em parceria com os moradores, em um lugar turístico, o mais bonito da cidade”, anunciou o governador Confúcio Moura em reunião com os moradores.

De acordo com a coordenadora do projeto, Darlete Aguetoni, o objetivo do governador Confúcio é melhorar a qualidade de vida, resgatando a autoestima e estimulando nos moradores o orgulho de morar e fazer parte daquele pedacinho de chão.

O empresário Anderson Gaspari chamou a atenção da população quanto à responsabilidade de cada cidadão. “O governo não tem obrigação de fazer esse trabalho, como eu, empresário, porém, estou aqui contribuindo com recursos financeiros para a melhoria, não só do bairro, como da cidade, principalmente da qualidade de vida. Mas é fundamental o envolvimento de todos neste projeto”, apontou.

IMG-20160801-WA0022

Governador Confúcio mostra no celular a rua Valparaíso, um dos pontos de visitação no Chile

Confúcio mostrou em seu celular a foto da cidade de Valparaíso, no Chile, e a colocou como exemplo. Segundo ele, por causa de seus morros era estigmatizada como favela, e tudo mudou depois que um governante teve a ideia de colorir a cidade, desde o casebre mais simples até o prédio mais suntuoso, fomentando o turismo e, consequentemente, a economia local.

“Tem cidades pelo mundo construídas em cima de morros, locais belíssimos, a exemplo de Valparaíso, que são pontos turísticos e atraem milhares de pessoas de todo o mundo. Como também em Salvador, os becos estreitos com casas coloridas. E aqui, com muito carinho, amor e cores, será um ponto turístico da cidade”, afirmou Confúcio.

O projeto não visa só a estrutura física, mas também mudança social. Em uma  parceria com três faculdades em Ariquemes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente  (Faema), Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Faculdades Associadas de Ariquemes (Faar), que além de possibilitar aos universitários na área de gestão ambiental, assistência social e enfermagem a desenvolver os estágios, a comunidade será beneficiada com ações voltada à educação ambiental, saúde e social.

Leia mais:
Área abandonada começa a ser transformada em espaço de lazer em Ariquemes


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Eliude Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo