Governo de Rondônia
26/04/2024

VALORIZAÇÃO

Rondônia ocupa primeiro lugar no índice de cadastramentos de artesãos no Programa do Artesanato Brasileiro

05 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

CARTEIRA 2Rondônia saiu na frente no índice de cadastramento de artesãos e trabalhadores manuais do País. A pesquisa foi realizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) que faz parte da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa/Presidência República. O objetivo é promover o reconhecimento do artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, através da Carteira Nacional do Artesão.

Em janeiro de 2015, a participação percentual de Rondônia no cadastramento do país era de 0,27%. Em julho de 2016, este índice chegou a 0,56%; ou seja, 108% de aumento em 19 meses. O mesmo raciocínio foi feito em relação as outras 26 unidades da federação. Em segundo lugar está o estado do Pará, em terceiro Goiás e em quarto lugar Piauí.

A Coordenadora de Artesanato Wéllida Sodré avalia o resultado da pesquisa como fruto de um trabalho que está crescendo cada dia mais. “É muito bom ver que em meio a crise, estamos conseguindo superar nossas expectativas e colocar o nome do estado de uma forma tão positiva no cenário nacional. Ver os profissionais do segmento reconhecidos é ter a satisfação de que nosso trabalho está no caminho certo”, disse Wéllida.

A Carteira Nacional do Artesão é um documento gratuito emitido pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), no âmbito do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) que garante aos artesãos benefícios como a isenção de imposto para o transporte das peças, usar o transporte do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) dentro e fora do Estado e custeio do estande em feiras promovidas pelo PAB.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Pamela Rosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo