Governo de Rondônia
20/04/2024

ENEM

Movimento Rondônia pela Educação prepara mais visitas a escolas de Porto Velho para setembro

12 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos são motivados para o Enem e ampliam a visão sobre futuras oportunidades de trabalho

Alunos são motivados para o Enem e ampliam a visão sobre futuras oportunidades de trabalho

Em  reunião técnica, o Movimento Rondônia Pela Educação deu prazo até a próxima segunda-feira (15) para a conclusão da agenda definitiva de visitas às escolas de Porto Velho. Com o slogan “Todos pelo Enem, você também”, a 1ª etapa ocorreu no período de 25 de julho a 2 de agosto, quando alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio foram orientados a respeito da importância do exame para o prosseguimento dos estudos e da conquista de vagas no trabalho.

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), Fimca, Metropolitana, Uniron e Instituto Federal de Educação (Ifro) atualmente montam cronograma da 2ª etapa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

Liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e apoiado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o Movimento já atendeu a 29 escolas públicas estaduais da capital e distritos.

Segundo a coordenadora estadual, professora doutora Raquel Serbino, em 33 palestras o Movimento explicou a 1.840 jovens notas de corte [nota mínima necessária para ingressar em cada um dos cursos oferecidos pela educação pública e privada]; e forneceu também informações a respeito dos principais programas, entre os quais o Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Dezessete professores voluntários trabalharam na execução das atividades.

Para a professora de História de Rondônia, Lucivânia Souza, a campanha do Enem é positiva. “Os jovens serão incentivados a estudar bem. Nós percebemos alunos um pouco desinteressados, e isso contribuirá para que eles se voltem para os estudos, principalmente em se tratando de um exame que é a porta de entrada para a graduação”, afirmou.

O Movimento é uma iniciativa com seis metas prioritárias para ser desencadeadas em ações que serão definidas em um plano de trabalho que se estende até 2018

O grupo Pellucio (Colégio Objetivo) programou aulão para o próximo dia 20, das 8h às 12h, na Escola Estadual Murilo Braga, com a oferta de 200 vagas. Dia 27, no mesmo horário, será  no Colégio Tiradentes, com igual número de vagas; e no dia 3 de setembro, na Biblioteca Francisco Meireles.

A próxima etapa da mobilização do Enem será a organização de aulas de reforço para o exame. “Com nossos parceiros, iremos ofertar aulões do Enem”, reforçou Lucivânia.

Leia mais:

Governo lança o Movimento pela Educação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo