Governo de Rondônia
23/04/2024

EXPORTAÇÃO

Programas do Ministério da Indústria e Comércio Exterior e Serviços favorecem produtores de Rondônia, diz governador

15 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio falou sobre a vocação dos empresários de Rondônia para as exportações, mesmo sem capacitação

Governador Confúcio falou sobre a vocação dos empresários de Rondônia para as exportações, mesmo sem capacitação

Os programas Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora, lançados sexta-feira (12), em Porto Velho, pelo ministro Marcos Pereira, da Indústria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC), farão bem a Rondônia, segundo o governador Confúcio Moura. “Somos um estado exportador por natureza. Estas iniciativas vão ajudar a superar os obstáculos burocráticos que dificultam as operações”, afirmou.

Confúcio disse que o produtor regional toma iniciativa e enfrenta as adversidades deliberadamente. “Eles exportam por conta própria”, disse o governador, diante de uma plateia formada por lideranças empresariais e políticas, na sede da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).

“O processo de exportação é lento e cheio de obstáculos”, disse o governador, acrescentando que os problemas enfrentados desestimulam o produtor, e todo o estado é penalizado com as riquezas que são perdidas.

Confúcio elogiou a iniciativa do MDIC que, através dos dois programas, instruirá o empresariado para que consiga realizar as operações com o comércio exterior. “Capacitadas, as empresas serão contagiadas a realizar todo o processo, e crescer com isto”, previu.

Através dos programas Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora, o MDIC pretende qualificar pequenas e médias empresas para aumentar a produtividade e exportar bens.

O ministro Marcos Pereira anunciou a digitalização de todo o processo, o que deve reduzir os custos operacionais.

Em Rondônia, pelo menos duas empresas já foram selecionadas para receber o treinamento e monitoramento oferecidos pelo ministério.

Leia mais:

Ministro da Indústria e Comércio anuncia em Porto Velho programa para aumentar em 20% a produtividade de pequenas e médias empresas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo