AGROINDÚSTRIA

Chocolateiros de Teixeirópolis conquistam mercado em feiras agropecuárias

29 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Produção de chocolate: do pilão ao consumidor.

Produção de chocolate do pilão ao consumidor em breve será ampliada com a construção do prédio da agroindústria

O grupo formado por 23 mulheres e dois homens, que ficou conhecido como “Os chocolateiras de Teixeirópolis”, atraiu os visitantes da 2ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro), encerrada neste domingo (28),  para degustarem o seu chocolate artesanal. Com incentivo do governo estadual, e assistidos pela Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), eles estão conquistando espaço por onde passam, mas buscam mais: querem construir um prédio para abrigar a agroindústria. O terreno eles já têm, falta agora finalizar o projeto que vai erguer um novo ponto turístico e degustativo das doçuras do cacau.

Habituados à vida no campo, os chocolateiros foram à luta na busca de uma oportunidade inovadora e competitiva que os colocasse frente a frente com o mundo dos negócios. Trabalhando juntos desde 2014, decidiram que era hora de formalizar o trabalho e abrir novos caminhos. Assim, em 6 de fevereiro de 2015 foi criada a Associação das Agricultoras e Agricultores da Agricultura Familiar de Teixeirópolis (AAAAFAT).

O segmento da agricultura familiar era o caminho ideal, e assim eles se dedicaram à fabricação de chocolate artesanal. Matéria-prima não falta, já que a região produz 127 toneladas/ano de cacau, e tem potencial para muito mais. Colocando a mão na massa (literalmente), eles começaram a produzir chocolate a partir do pilão até a venda direta ao consumidor.

“Hoje, produzimos e vendemos chocolate em pó, chocolate em barrinhas, farinha de chocolate com amêndoas, trufas, castanhas caramelizadas e nibs – pequenos fragmentos da amêndoa do cacau, riquíssimas em flavonóides e altamente antioxidantes”, conta Ilma José Aves Lopes, presidente da associação.

VITRINE DO CHOCOLATE
Para chegar aonde chegaram, os chocolateiros contaram com apoio, incentivos e orientação técnica. O projeto foi iniciado em 8 de agosto de 2014, com reuniões, encontros, excursões, seminários, visitas, cursos de capacitação promovidos pela Emater-RO e pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e até mudas de cacau clonal, visando à melhoria da produção cacaueira.

Com a consolidação do grupo, a prefeitura de Teixeirópolis doou o terreno para construção da fábrica de chocolate, e com o incentivo do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agrícola (Prove) do governo estadual, a associação terá facilidade para legalizar o empreendimento. Também já está aprovada uma emenda parlamentar do senador Valdir Raupp para dar apoio à instalação da agroindústria.

Em visita ao presidente da Emater-RO, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, Ilma Lopes contou as expectativas do grupo com a implantação da agroindústria. “A ideia é que a construção seja feita de uma forma que as pessoas, ao entrarem na fábrica, possam ver a gente trabalhando, com a mão na massa mesmo, como uma vitrine do chocolate”, explicou.

Animado com o sucesso das mulheres, Coutinho explicou que a Emater-RO vem realizando trabalho de revitalização da lavoura cacaueira junto com a Ceplac, e que há grande perspectiva de aumento da produção de cacau naquela região.

Outra expectativa está na diversificação do produto da agroindústria. As chocolateiras Vaguilene Mendes de Oliveira e Cherondione Ferreira disseram que a proposta é dar um passo maior, sair do artesanato e produzir chocolates em barra em grande escala. “A gente vai continuar fazendo o chocolate artesanal, porque tem muita gente que gosta, mas não dá para fazer muito. A indústria vai nos ajudar a aumentar a produção”, afirmou Vaguilene.

A extensionista da Emater-RO, Fátima Janones, que acompanha o grupo desde o início, complementou que está trabalhando também para que a associação possa ser inserida nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Elas têm condições de fabricar chocolate em pó, puro e natural, que poderá atender às necessidades da merenda escolar”, argumentou.

Com isso, o grupo vai ganhando espaço no mercado, sendo reconhecido pela qualidade de seus produtos, além de contribuir com a agregação de valor ao cacau da região que passa a ter destino certo no próprio município. Os Chocolateiros de Teixeirópolis já são conhecidos nas exposições agropecuárias de diversas cidades rondonienses, onde vendem seus produtos diretamente ao consumidor.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO