Governo de Rondônia
29/03/2024

ORIENTAÇÕES

Pronto-Socorro João Paulo II desenvolve projeto multidisciplinar com orientação aos usuários do Sistema Único de Saúde

29 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira (28), o ouvidor-geral do estado, Vicente Rodrigues de Moura, conheceu o projeto de trabalho: Acolhimento e orientação multidisciplinar aos usuários e acompanhantes do Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho.

Equipe multidisciplinar do pronto-socorro reúne-se todas as quartas-feiras

Equipe multidisciplinar do pronto-socorro reúne-se todas as quartas-feiras

O projeto acontece todas as quartas-feiras no auditório da unidade e conta com equipe de trabalho composta por enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico, além da equipe da Humanização, Ouvidoria, Central de Acompanhante,  CCIH e Same.

O objetivo do projeto é orientar quanto aos direitos e deveres do paciente e acompanhante; informar quanto às atribuições e atividades desenvolvidas pelos demais profissionais e setores envolvidos, bem como, orientar a família quanto ao processo de recuperação da saúde do paciente e o processo terapêutico.

De acordo com a coordenadora da Humanização do pronto-socorro, Hosana Alves, para cada projeto apresentado há um protocolo que referenda o processo de trabalho, como é o caso da  Visita Aberta, que  foi  implantado na unidade de saúde em 2010. “Este dispositivo amplia as possibilidades de acesso para os visitantes e acompanhantes, de forma a garantir o elo entre o paciente, sua rede social e os demais serviços de saúde”, disse.

Também foram apresentadas aos acompanhantes, as normas de utilização do guarda volumes e o projeto KanBan, que de acordo com a coordenadora visa à melhoria do fluxo diário dos pacientes da emergência, dos pacientes em observação clínica e no controle dos leitos.

O agricultor José Valentin Sales, de 51 anos, que está acompanhando seu sogro que veio do distrito de Nova Dimensão para tratar de problemas cardíacos, se disse satisfeito com a apresentação desse projeto, que vem tirar muitas dúvidas dos acompanhantes referente aos cuidados com a segurança do paciente e dos próprios acompanhantes.  “Estamos sendo bem atendidos, e quero registrar o zelo que  esses profissionais dispensam aos pacientes e, principalmente, quanto ao cuidado que devemos ter na higienização das mãos”, observou.

O ouvidor agradeceu a todos os profissionais pela apresentação e disse que o pronto-socorro melhorou muito. “A equipe está de parabéns por conseguir imprimir um sentimento de humanização entre os usuários e por trabalhar de forma unida, ao ponto de reunir os acompanhantes  do pacientes para falar das normas e questões de higienização, trazendo um equilíbrio no ambiente de trabalho”,  afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo