Governo de Rondônia
29/03/2024

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Rondônia sedia pela segunda vez, nos dias 6 e 7 de outubro, Fórum dos Governadores do Consórcio Brasil Central

03 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Governo mantém controle dos gastos públicos

Rondônia sedia fórum dos governadores do Brasil Central nesta quinta e sexta-feira

Rondônia sedia pela segunda vez, nos dias 6 e 7 de outubro, o Fórum de Governadores do Brasil Central.  O estado integra o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (CBC), formado pelos governadores Confúcio Moura, Marconi Perillo (GO), Reinaldo Azambuja (MS), Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT) e Rodrigo Rollemberg (DF).

A abertura do V Fórum dos Governadores do Brasil Central está prevista para às  14h30  do dia 6, quinta-feira, no Palácio Rio Madeira, edifício Pacaás Novos,  9° andar, quando ocorrerão as reuniões das câmaras técnicas de educação, turismo e saúde, temas em que os governadores já iniciam discussão sobre programas e projetos de interesse comum.

As reuniões das câmaras técnicas começam as 14h45. A de educação será realizada no gabinete da vice-governadoria, 8° andar, e o ensino médio merecerá destaque. Haverá a exposição do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, sobre mudanças nessa modalidade de ensino, com aplicação do ensino integral, tema a ser abordado também pelo presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. A secretária de Estado da Educação Fátima Gaviolli apresentará projetos da área desenvolvidos pelo governo de Rondônia.

No gabinete da Casa Civil, no 7° andar, acontecerá a reunião da câmara técnica de turismo, que será instalada nesse momento, com técnicos dos estados-membros do CBC, havendo a seguir discussão sobre o Plano de Ação para 2017  – Projeto de Integração e Promoção do Turismo nos Estados do Consórcio Brasil Central.

A primeira reunião de secretários de Estado da Saúde do CBC ocorrerá no encontro para instalação da câmara técnica de saúde, na sala de reuniões da Casa Militar, no 8° andar.  Na pauta estão  a parceria a ser firmada com Hospital Sírio Libanês, com gestão de unidades de saúde, assunto sob a competência do diretor geral do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Sírio Libanês, Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira, e a experiência do sistema de informação para monitoramento da dengue, de responsabilidade do coordenador estadual de controle da dengue, chikungunya e zika, professor da Universidade Federal de Rondônia Ednaldo Lira Cavalcante.

Após todas as discussões, o Conselho de Administração irá deliberar sobre encaminhamentos a serem feitos à Assembleia de Governadores que se reunirá no dia 7 de outubro, sexta-feira. Esse encontro tem previsão de começar às 8h30, com entrevista coletiva, a seguir iniciando-se as deliberações sobre a pauta que, além dos temas tratados nas câmaras temáticas, inclui principais transações de mercadorias de Rondônia com as demais unidades da federação e, especialmente, com integrantes do Consórcio Brasil Central,  e modelo de gestão de cargos comissionados no estado de Rondônia (Agenda Brasil Futuro/EloGroup.3).

Os governadores Confúcio Moura, Marconi Perillo, presidente do CBC, Marcelo Miranda, Pedro Taques, Reinaldo Azambuja e Rodrigo Rollemberg se reúnem no auditório Governador Jerônimo Garcia de Santana, 9° andar do edifício Pacaás Novos.  A reunião anterior do Fórum de Governadores do Brasil Central em Rondônia ocorreu em dezembro do ano passado.

Leia mais:
Compromisso com educação marca reunião do Consórcio Brasil Central
Para Confúcio Moura, Brasil Central vai ensinar o Brasil a governar
Governadores afirmam que controle sanitário para produção de alimentos é prioridade do Consórcio Brasil Central


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Educação, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo