HOMENAGEM

Vacinação, cursos e serviços de beleza são oferecidos durante Semana do Servidor; confira programação

25 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Corte de cabelo foi um dos serviços oferecidos aos servidores

Corte de cabelo, vacinação e cursos fazem parte da programação especial realizada durante esta semana em comemoração ao Dia do Servidor Público com ações na Capital e interior de Rondônia. Na manhã desta terça-feira (25), os servidores do Estado aproveitaram a oportunidade para cuidar mais da saúde, da autoestima e também para estarem mais capacitados para o atendimento ao público.

‘‘Tem muita adesão dos servidores, a gente vê a alegria deles em participar e é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento através dos cursos e palestras como, por exemplo, o de fiscalização de contratos. O servidor que atua na administração pública precisa ter conhecimento para cuidar do dinheiro público’’, destaca a administradora do Palácio Rio Madeira, Francisca Alexandra Rodrigues de Sousa.

A comissão organizadora da Semana do Servidor é formada pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) e o Cerimonial, mas todas as secretarias estão envolvidas nas atividades em homenagem aos servidores.

AUTOESTIMA

Serviços de beleza fazem parte da programação. E não faltaram servidoras interessadas em elevar a autoestima com novo corte de cabelo.  ‘‘É uma atividade extra, financeiramente um gasto a menos e o trabalho dos cabelereiros é maravilhoso’’, afirma a servidora Helena Amorim.

Os profissionais convidados para o ‘‘Dia de Beleza dos Servidores’’ são reeducados de um projeto de reinserção social realizado pela Secretaria de Justiça (Sejus) em parceria com a Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp). ‘‘É gratificante pra gente ver que eles estão confiando no nosso trabalho. Graças a Deus, elas vieram em peso e estão acreditando no nosso serviço. Vamos fazer o melhor possível’’, disse o cabelereiro Arino da Silva.

SAÚDE

Um dos serviços mais procurados durante a manhã desta terça-feira (25) foi à vacinação. De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc Gilzania dos Santos, a iniciativa é um estimulo a promoção da saúde do servidor através da prevenção de doenças.

Foram distribuídas 250 doses para imunização de servidores

A imunização dos servidores contou também com o apoio da Coordenadoria Estadual de vacinação da Agencia Estadual de Vigilância em Saude (Agevisa). Foram disponibilizadas 250 doses de vacina dos seguintes tipos: Triplice viral, difteria e tétano, febre amarela e influenza (Gripe).

Os servidores aproveitaram a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinas. ‘‘É muito importante a gente está imune principalmente nesta época de mudança de clima, é chuva, é sol, especialmente contra gripe. Além disso, a imunização sendo feita no ambiente de trabalho facilita para a gente’’, conta a servidora Talita Santana.

COMPORTAMENTO

Ainda nesta terça-feira (25), foram realizados cursos com temas como ‘‘Etiqueta a mesa’’ e ‘‘Postura comportamental social e profissional’’. ‘‘A ideia das orientações é lapidar o conhecimento e colaborar para que nosso dia a dia seja melhor em comunidade’’, afirma o mestre de cerimônias Wendrel Miller.

Para ele, há três comportamentos que todo ser humano deve buscar adquirir. ‘‘Principalmente o saber ouvir, depois saber dizer as palavras corretas, mas principalmente respeitar o próximo’’, destaca Wendrel.

CONSCIENTIZAÇÃO

A programação da Semana do Servidor inclui ainda o atendimento jurídico para conscientizar o público sobre a importância do enfrentamento da violência doméstica. A advogada do Centro de Referência Especializado ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência (Creas Mulher) Valdenira Freitas foi convidada a esclarecer dúvidas dos servidores sobre a Lei Maria da Penha, considerada uma das principais ferramentas na luta da mulher que sofre violência.

A advogada do Creas Mulher fala sobre combate a violência doméstica

‘‘Muitas vezes os casos de violência doméstica ficam no anonimato por isso é importante que elas conheçam o nosso trabalho e que saibam que podem denunciar através do 180. Elas precisam saber que não estão sozinhas. Atuamos em vários casos como na questão da ação de divórcio, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda das crianças, todo o atendimento jurídico o Creas realiza’’, afirma a advogada.

O Creas Mulher está localizado na rua Antônio Lourenço P. Lima (antiga rua Venezuela), bairro Embratel, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h e também das 14h às 18h. A instituição disponibiliza o telefone 3901 3640 para mais informações.

Veja galeria de fotos da Semana do Servidor

Quarta-feira – 26/10/2016

Capital

9h – 12h