Governo de Rondônia
19/04/2024

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Sociedade pode acompanhar ações de servidores públicos no Portal da Transparência

10 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

portal-de-transpare%cc%82ncia-cgu-08-11-16-7

Pelo smatphone é possível acessar informações do Portal da Transparência e encaminhar denúncias

Com o objetivo de se manter no topo do ranking da Transparência Brasil, onde é destaque com a nota 10, o Governo de Rondônia amplia suas ações nesta direção e submete o conjunto das instituições públicas e até os servidores ao crivo do Portal da Transparência, que ali são acompanhados, de modo que seus afazeres e viagens podem ser conferidos em qualquer lugar do País onde houver internet, pelo smartphone, dando segurança e lisura aos atos governamentais.

Segundo Rodrigo César Silva Moreira, diretor executivo da Controladoria Geral do Estado (CGE), essas são algumas das inovações inseridas no Portal da Transparência Rondônia, que continua expondo para o acompanhando público, atos como licitações, compras, convênios, fornecedores, receitas, despesas, e todos os atos de pessoal. Assim, estejam onde estiver, a serviço ou não, as ações dos agentes públicos de Rondônia que se caracterizem ilícita podem ser denunciadas em tempo real.

Ele explicou a situação hipotética de um servidor que é encontrado fora do seu ambiente de trabalho, em algum município ou fora do Estado. Sua presença ali pode ser esclarecida pelo smartphone que, acessando informações disponíveis no Portal www.transparencia.ro.gov.br pode atestar se ele está a serviço, de férias ou em atividade contrária ao interesse público.

Da mesma forma qualquer cidadão pode se inteirar da situação do Estado e da gestão administrativa, podendo requerer informações sobre qualquer procedimento – compras, pagamentos, obras, receitas e despesas, concessões – assim como pode sugerir, cobrar resultados e até marcar consultas médicas e se cadastrar para obter vagas em escolas públicas para matricular seus filhos. Assim, todo pedido e questionamento devem ser encaminhados ao endereço do Portal, www.transparencia.ro.gov.br, onde são recebidos pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da CGE e repassados aos órgãos competentes para responder.

O diretor executivo da CGE fez ver que o Governo de Rondônia conhece a demanda por esses serviços e tem consciência de que nem todas as pessoas têm acesso a internet, fato não suprime seus direitos de se informar. Por isso, planejou e instalou na sede do Tudo Aqui (antigo Shopping Cidadão), uma extensão do Portal da Transparência, com atendimento específico através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-sic) onde qualquer pessoa pode ser atendida em todas as suas necessidades.

Leia mais:
Rondônia tem nota 10 no Ranking Nacional da Transparência Brasil


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo