Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA

Operação de fim ano de fiscalização de trânsito começa nesta quinta-feira em Rondônia

17 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Operação inclui abordagens noturnas nos fins de semana

Operação inclui abordagens noturnas nos fins de semana

Começa nesta quinta-feira (17) em Rondônia a operação de fiscalização do trânsito. A proposta é inibir a acidentes e infrações durante o período festivo de fim de ano. Para o diretor de operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), Hugo Correia, o período requer atenção especial devido maior movimentação em avenidas e rodovias e também pelo exagero na ingestão de bebidas alcoólicas.

A operação é uma ação conjunta entre o Detran, Companhia  Independente de Policiamento de Trânsito, secretarias municipais de trânsito, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com levantamento do Detran, Rondônia registrou em 2015, 10.074 acidentes de trânsito, destas 493 com vítimas fatais. Uma redução de mais de 20% em relação ao ano anterior.

Em reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, representantes de instituições responsáveis pela segurança no trânsito destacaram que a vigilância precisa ser constante. Blitz serão montadas em pontos estratégicos da Capital e no interior de Rondônia para reforçar a segurança no trânsito. Além da fiscalização diária, também haverá abordagens noturnas nos fins de semana. As ações seguem até o final de janeiro.

INFRAÇÕES

Para o diretor de operações do Detran, ainda falta conscientização no trânsito. Ele destaca que a falta de habilitação é uma das principais infrações cometidas em Rondônia. Segundo a chefe de Divisão da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Porto Velho (Semtran), Nathiele Martins, o avanço do sinal vermelho no semáforo e a fata de cinto de segurança, principalmente pelos passageiros do banco traseiro, são as infrações mais comuns na Capital.

‘‘O condutor de Rondônia ele ainda é carente de conscientizar, não falo nem em educar porque todos conhecem o que não deve fazer, eles precisam se conscientizar e uma das formas é a fiscalização presente. Quando condutor percebe que a fiscalização está presente e corre o risco de ser penalizado, isso leva ele a cumprir o que a legislação do trânsito determina’’, destaca o subcomandante da Companhia Independente de Policiamento de Transito, 1° tenente Adenilson Silva.

Reunião para definir ações estratégicas desegurança no trânsito

Reunião para definir ações estratégicas de segurança no trânsito

‘‘O que se espera dessa operação conjunta é que as pessoas tomem conhecimento que está acontecendo às fiscalizações e se orientem no sentido de não cometer as infrações. Até porque as blitz repreensivas são uma reposta às ocorrências de infrações no trânsito’’, disse a chefe de Divisão da Fiscalização de Trânsito da Semtran.

‘‘A nossa proposta é tentar passar um final de ano com mais segurança e manter a redução de acidentes. Neste período, as pessoas costumam exagerar principalmente no consumo de álcool, e também no excesso de velocidade, então precisamos reforçar esse cuidado no trânsito’’, afirma o diretor de operações do Detran.

Leia mais.

Multas de trânsito terão novos valores a partir de novembro

 

Detrans da região Norte debatem ações integradas em Porto Velho

Pronto-socorro João Paulo II dobra plantão e aumenta retaguarda de leitos de UTI para atender vítimas de trânsito em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo