Governo de Rondônia
19/04/2024

QUALIFICAÇÃO

Sesau capacita profissionais da saúde dos 52 municípios de Rondônia para atender aos novos gestores

22 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

 

Cerca de 30 profissionais participam até sexta-feira (25) do curso no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Profissionais da saúde são capacitados para contribuir com os novos gestores

Profissionais da saúde são capacitados para contribuir com os novos gestores

De acordo com a Coordenadora de Apoio, Regionalização e Descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), Marta Duarte, a oficina de capacitação tem duração de três dias e discute toda a política de saúde pública. Entre as temáticas abordadas, estão as estratégias traçadas pelo estado para contribuir com os municípios, formas para levar mais qualidade nos serviços, a organização da rede básica, o banco de dados para o sistema de informação(e-SUS), o processo de capacitação de educação permanente para as equipes de saúde da família e o apoio as regiões consideradas como polo matriz no projeto.

Para construir conhecimento aos novos gestores, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) convidou o diretor do Núcleo de Informática da Secretaria Municipal de Saúde de Arujá (SP), Paulo Alves Gomes, que conta com vasta experiência em saúde pública, orientando nove municípios. A troca de experiências na utilização do sistema de informação (e-SUS), a organização dos municípios, com a aquisição de equipamentos, a implantação de infraestrutura da rede e o treinamento em recursos humanos para todos os profissionais de saúde são alguns assuntos a serem tratados ao longo das atividades. A ideia é conscientizar os gestores para que atendam às exigências do Ministério da Saúde, como o envio de informações mensalmente para evitar a perca dos repasses federais aos municípios e obedecer às exigências da Portaria 3.462, de 11 de novembro de 2010; e ao oficio de 3 de novembro de 2016, que tratam sobre a criação e padronização de uma base de dados referentes a atenção básica.

Para o secretário estadual de Saúde de Rondônia, Williames Pimentel, formar profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde é desafiante, pois “trazer esse profissional para o campo real e a prática do dia a dia é muito importante para resolver os problemas encontrados na saúde. Os gestores têm como obrigação oferecer um atendimento humanizado de qualidade e com rapidez. As capacitações nos ajudam a realizar o trabalho com eficiência e cuidado que o usuário necessita e merece”, ressaltou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo