Governo de Rondônia
19/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar de Rondônia entrega Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira a policiais no aniversário de 41 anos da Corporação

29 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com origem na Guarda Territorial de Rondônia, a Polícia Militar completou 41 anos com evento de comemoração que lotou na noite de segunda-feira, 28, o Teatro Palácio das Artes com membros da corporação e familiares, em programação de três horas. O vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Lioberto Caetano,  prestigiaram a solenidade.

Oficiais foram homenageados.

Oficiais foram homenageados.

“Comemoramos mais um ciclo da história da Polícia Militar de Rondônia, construída com muito trabalho, fortalecida como uma das maiores instituições do estado, com mais de 5 mil integrantes na ativa, presente em 52 municípios e 32 distritos, totalizando 84 localidades atendidas”, registrou de pronto o comandante-geral, coronel Ênedy Dias.

As ações realizadas nos últimos anos, ressaltou, tem tido a orientação do governador Confúcio Moura, com base em planejamento e metas estabelecidas, destacando atenção para a formação e valorização da tropa militar. “A formação mediante cursos para oficiais, sargentos, cabos e soldados é meta para treinamento continuado da tropa, o que certamente resultará em mais qualidade no policiamento ostensivo e no atendimento técnico profissional de alto nível em situações emergenciais”, destacou.

O aumento das ações sociais preventivas neste ano de 2016, com palestras e participação em eventos diversos com segmentos da sociedade, como os projetos Policia Militar nas Escolas, Polícia Mirim e PM em Ação e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), foram  citados pelo coronel Ênedy Dias, comandante da Corporação.

Crianças como as da Escola Do Ré Militar são foco desses projetos. Com 250 alunos matriculados e enorme demanda para a iniciação musical, proporcionaram, juntamente com a banda da Policia Militar e integrantes da Aeronáutica, os melhores momentos da festa ao executarem canções de Natal e trilhas de filmes.

Alguns números apresentados pelo comandante geral superaram as ocorrências do ano passado. De janeiro a outubro de 2016 a Policia Militar atendeu 58,3 mil ocorrências, capturou 1,8 mil foragidos da justiça, apreendeu dois mil veículos furtados ou roubados, apreendeu 975 armas de fogo e 1.264 ações de combate ao tráfico de drogas foram efetuadas.

Em futuro próximo, o policial militar irá elaborar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), uma iniciativa com “grande participação do nosso vice-governador nessa luta”, destacou o coronel Ênedy, citando ainda o projeto que se encontra na Assembleia Legislativa para implantar o serviço auxiliar administrativo, possibilitando que policiais deixem a rotina administrativa para fortalecer o policiamento nas ruas. Ele registrou que ambas as propostas são similares a modelos já adotados pelo estado de Santa Catarina.

As operações realizadas em 2016 e que contaram com planejamento adicional foram a segurança nas eleições, patrulhamento rural, de reintegração de posse, segurança na passagem da tocha olímpica e cobertura à prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O vice-governador Daniel Pereira registrou elogios a atuação da Policia Militar de Rondônia, considerada uma das mais corretas do país, e o esforço feito pelos policiais para atender a população da melhor maneira possível.

FORTE PRINCIPE DA BEIRA 

Dezenas de policiais de diversas patentes foram agraciados com a maior outorga da Polícia Militar de Rondônia, a Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em etapas distintas da história da Polícia Miliar em 41 anos. Foram homenageados também seis funcionários civis.

O comando geral também homenageou com a medalha dirigentes das corporações dos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Acre, Pernambuco e Alagoas.

Leia mais:

Polícia Militar de Rondônia faz 41 anos com plano de aumentar ações sociais preventivas

Após três anos de curso, 52 policiais festejam entrada no oficialato da PM de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo