Governo de Rondônia
28/03/2024

PREVENÇÃO

Servidores da SOPH dão início às ações de combate ao Aedes aegypti

08 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

mutirao-soph_08-12-2016_rafaela-schuindt-2Zika, Chikungunya e Dengue são doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, também conhecido como ‘mosquito da dengue’. Com a chegada do inverno amazônico, momento em que as chuvas predominam o período na região, os órgãos vinculados ao Governo de Rondônia deram início às ações de mutirão para limpeza das áreas a fim de não deixar água acumulada.

Na manhã desta quinta-feira, 08, servidores da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) atuaram de maneira incisiva no enfrentamento aos focos do Aedes aegypti por meio de ações de controle e enfrentamento ao mosquito transmissor, percorrendo toda a área portuária para limpeza e retirada de quaisquer materiais que poderiam servir como criadouros.

De acordo com a bióloga da SOPH, Cristiane Alaíde, a reprodução acontece em água limpa e parada. “Os ovos são colocados até em tampinhas de refrigerantes. Fizemos hoje uma varredura completa do Porto Público e nas próximas semanas daremos início à campanha de conscientização da população do entorno, pois até mesmo uma planta no quintal ou o a calha pode ser um local de procriação”, reforçou a especialista.

mutirao-soph_08-12-2016_rafaela-schuindt-1

Confira alguns cuidados simples que evitam a transmissão:

Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;
Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares, é recomendável retirar o fundo para descartar;
Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
Mantenha piscinas devidamente tratadas;
Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.
A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em recipientes usados para armazenamento de água para consumo humano e de animais. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo