Governo de Rondônia
29/03/2024

DIAGNÓSTICO

Laboratório do Hospital João Paulo II realiza mais de 30 mil exames mensais

09 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

12

Mais de 40 profissionais são responsáveis pelo atendimento na unidade

Reformado, com mais espaço e equipamentos modernos, o laboratório do Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, atende pacientes internados ou não, e também servidores da unidade. Há pouco mais de um ano deixou de ser terceirizado, dando mais comodidade aos profissionais, além de proporcionar mais agilidade na entrega do resultado. A média mensal é de mais de 30 mil exames realizados no local.

Hoje o laboratório atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo de total responsabilidade do governo estadual que garante a confiabilidade nos resultados dos quase dois mil exames realizados por dia, 80% a mais de quando era terceirizado.

Há quase um ano à frente da administração do laboratório, o bioquímico responsável, Hugo César de Moura, disse que era muito difícil gerir a unidade, uma vez que a demora para entregar o resultado era de quase três dias, e o paciente para dar continuidade ao tratamento precisa com urgência dos exames. “Agora os médicos têm acesso no máximo em duas horas”, afirmou.

A aposentada Francisca Edith do Nascimento Henrique, de 66 anos, é uma das centenas de pessoas que buscam atendimento no Pronto-Socorro João Paulo II todos os dias. No próprio laboratório da unidade foi realizar dez tipos de exames indicados após a consulta médica. “A gente vai em outros lugares e não consegue fazer todos os exames. Além disso, muitas vezes demoram dias para receber o resultado”, explicou a paciente que chegou com arritmia cardíaca – um problema que decorre da velocidade ou do ritmo do batimento cardíaco.

O laboratório do João Paulo II funciona 24 horas por dia, com 44 profissionais que realizam os serviços. O quadro de servidores conta com 10 biomédicos, 3 assistentes administrativos e 31 técnicos. A equipe de profissionais realiza quase todos os exames, à exceção dos exames de hormônio, que são realizados no Laboratório Central de Rondônia (Lacen), também na capital, com a mesma agilidade para entrega dos resultados.

A novidade após a reforma do laboratório do João Paulo II é a melhoria no quesito acessibilidade. Isso porque agora os servidores têm acesso por meio da saúde do trabalho que consiste na realização de exames diários com coletas externas. Essa iniciativa permite melhorar qualidade de vida aos profissionais que salvam vidas.

Ainda de acordo com a administração do laboratório, até o mês de outubro deste ano foram realizados 281 mil 665 exames. A expectativa é quem até o fim de 2016, a unidade emita mais de 380 mil exames. Se comparado com o ano passado, o laboratório realizou ao todo 326.932 exames.

Leia mais:
Maio teve aumento de 30% em exames patológicos diversos realizados no Laboratório Estadual de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo