Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Rede Siconv Rondônia repassa orientações sobre captação de recursos para o estado

12 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores estaduais habilitados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para atuarem como multiplicadores do conhecimento sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) ministraram na semana passada o primeiro treinamento com orientações sobre como elaborar projetos e cadastrá-los corretamente no sistema. A capacitação envolveu aproximadamente 30 servidores de 14 instituições que prestam serviços aos cidadãos de forma direta ou indireta, e utilizam a ferramenta como alternativa de captação de recursos para melhor concretizar suas ações.

Servidores são capacitados para atuar

Servidores são capacitados para elaborar projetos e cadastrá-los no sistema

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Coordenação de Captação de Recursos e Gestão de Convênios, o treinamento faz parte da programação da Rede Siconv, programa adotado pelo governo estadual para melhorar os processos de gestão das transferências de recursos da União.  A primeira capacitação pela Rede foi encerrada na quinta-feira (8), na sala de treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Velho.

Realizado durante quatro dias, o treinamento foi dividido em duas etapas para melhor assimilação do conteúdo. Na primeira, os participantes adquiriram conhecimentos teóricos que servem de base para a elaboração de projetos com qualidade e dentro dos padrões estabelecidos. Na segunda, a capacitação se configurou em exercícios práticos, no manuseio da própria ferramenta com a simulação de um convênio entre os governos federal e estadual cadastrado no sistema.

A metodologia foi aprovada pelos participantes que apesar de conhecerem e trabalharem com a ferramenta no dia a dia ainda não tinham tido a oportunidade de passar por um treinamento completo. Para a servidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Eliane Rocha, a iniciativa foi produtiva, principalmente por abordar conceitos, noções de elaboração de projetos e as principais ferramentas que podem ser utilizadas.

O instrutor de práticas do Siconv, Eduardo Santiago, explicou que o treinamento vai agregar qualidade nos serviços desempenhados pelos servidores em suas instituições. “O treinamento permitiu uma visão completa do processo de captação de recursos. A parte inicial incluiu informações essenciais para que as próximas etapas sejam realizadas com sucesso. A maioria dos servidores conhecia e trabalhava a parte do sistema em sua fase mais automática, agora será possível contextualizar melhor e ampliar a visão nos trabalhos, o que aumentam as chances do estado de ter suas propostas aprovadas e recursos liberados para que o desenvolvimento continue”, ressaltou Santiago.

O treinamento foi ministrado ainda pelo instrutor de projetos, Rafael Vargas, com o apoio dos multiplicadores Dirval Antônio, Raimundo Bentes e Vitor de Jesus. Todos os multiplicadores são servidores estaduais habilitados durante curso de formação realizado em julho para atuarem no programa Rede Siconv em Rondônia. Além dos usuários do Siconv, que atuam nas secretarias estaduais, serão capacitados também servidores municipais e usuários da sociedade civil.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla e colaboradiores
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Evento, Rondônia, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo