DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Secretarias Regionais do Governo atuam como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de Rondônia

19 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro Regionais

Encontro aconteceu na última semana, em Ariquemes

Com um ano de novas atribuições e utilizando um modelo de gestão moderno, as Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regional (UAPGR), conhecidas como secretarias regionais, encerraram as atividades de 2016 alcançando papel de destaque no Governo do Estado e reconhecidas pelo governador Confúcio Moura como primordiais para a concretização do desenvolvimento regional.

Em encontro realizado nas últimas quinta e sexta-feira (15 e 16), em Ariquemes, os representantes das unidades, localizadas em municípios polos de Rondônia, estiveram com sua equipe técnica reunidos com o governador e o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, para apresentarem as principais ações realizadas no ano e os projetos de 2017.

Os resultados dos projetos concretizados pelas unidades alcançaram diversas áreas desde o desenvolvimento do setor produtivo com incentivos à plantação de café, cacau, utilizando o contato direto com as associações e produtores, até a área de desenvolvimento social com projetos voltados á ressocialização de apenados.

No último dia do evento, ao acompanhar as apresentações dos secretários, George falou da importância do trabalho regionalizado e da renovação nas ações. “As regionais são propulsoras do desenvolvimento, principalmente no cenário econômico atual. É preciso se reinventar, planejar com o pé no chão e encontrar as oportunidades para o progresso em nossas cidades. Este é o papel das secretarias regionais”, destacou.

Na oportunidade, o assessor da Sepog, Natan Oliveira, relembrou a transição do papel das regionais, que passaram de executoras de serviços gerais para verdadeiras representações do governar “Hoje falamos de projetos, incentivamos a melhoria da renda de diversas famílias, melhoramos a condição de vida, levando dignidade e proporcionando o desenvolvimento regional”, disse.

Ao finalizar a última reunião do ano, o governador Confúcio Moura falou das transformações que são demandadas hoje pela população. Ele citou exemplos da capacidade de pequenos produtores rurais em transformarem uma simples rotina de trabalho, de onde tiram o próprio sustento, em algo maior que contribui para o desenvolvimento daquela região, abrange outras famílias e, consequentemente, fortalece a economia do estado. “O Brasil está falando que quer mudança e nós precisamos ir de encontro com essas pessoas. Temos que reagir e os trabalhos desenvolvidos pelas secretarias regionais são fundamentais para o alcance dessa transformação. Vamos fortalecer essas ações, preencher os vazios, levar capacitação, abrir crédito e ajudar cada vez o desenvolvimento dessas regiões”, ressaltou.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla

Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço