Governo de Rondônia
19/04/2024

CAFÉ E CALCÁRIO

Mais Produção e Plante Mais impulsionam a produção de grãos na agricultura familiar de Rondônia

22 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Dois grandes programas de incentivo à agricultura familiar entram em vigor em 2017. “Mais Produção” e “Plante Mais”, são programas do governo de Rondônia, executados pela Secretaria de Agricultura (Seagri), que visam o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

Rondônia é o segundo maior produtor de café da espécie canéfora do País

Rondônia é o segundo maior produtor de café da espécie canéfora do País

A Assembleia Legislativa (ALE), aprovou o Projeto de Lei  Orçamentária (PLO) nº 530/16 que autoriza e regulamenta o programa “Plante Mais” que promove a compra e distribuição de mudas e sementes de cereais, legumes, tubérculos, frutíferas, hortaliças, café e espécies florestais nativas e exóticas, próprias para o plantio com qualidade genética e fitossanitária, para os produtores da agricultura familiar.

Em 2016 foram adquiridas e distribuídas mais de 1,9 milhões mudas de café clonal, no valor de R$ 2,6 milhões, para os municípios de Ministro Andreazza, Alto Paraíso, Parecis, Guajará Mirim, Cujubim, Ariquemes, Machadinho, Campo Novo, Jaru, Governador Jorge Teixeira, São Francisco do Guaporé, Cacoal, Primavera de Rondônia e Vilhena, com distribuição prevista para janeiro de 2017. Com essa quantidade de mudas serão implantados 885 hectares e beneficiados 591 cafeicultores da agricultura familiar.

Para 2017, dentro do recém-aprovado programa “Plante Mais”, estes números serão amplamente superados. As entidades parceiras, Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) pretende adquirir mais de 1,1 milhões mudas de café clonal e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) tem previsão de adquirir mais de 600 mil mudas. Além disso, emendas parlamentares permitirão a aquisição de mais 400 mil mudas, para atender produtores da agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia.

Para que todas estas plantas vicejem em condições ideais, é necessário que haja a correção adequada dos terrenos para plantio. O segundo passo foi a aprovação pela ALE do PLO nº 531/16, que autoriza a Seagri a contratar o transporte de calcário produzido pela usina de Pimenta Bueno, pertencente ao governo de Rondônia, até os pequenos produtores da agricultura familiar em todo o Estado.

Neste ano de 2016 foram investidos em transporte de calcário mais de R$ 410 mil, que propiciaram a distribuição de 2,8 mil toneladas do insumo para os agricultores dos municípios de Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Buritis e Nova União.

Estes dois grandes programas -“Mais Produção” e “Plante Mais”- permitirão a ampliação dos investimentos em aquisição de mudas e sementes e também na contratação de transporte de calcário para as pequenas propriedades da agricultura familiar de todo o Estado. “Temos que continuar a incentivar este segmento da agricultura que hoje representa mais de 82% de tudo que se produz em Rondônia”, pontifica Evandro Padovani, secretário da Seagri.

Leia mais:

Café de Rondônia avança e expectativa é de safra ainda maior em 2017


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Convênios, Distritos, Economia, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo