17/04/2024

ESPORTE

Cinco cidades estão na disputa pela sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia em 2017 e 2018

26 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Para 2017 e 2018, cinco cidades oficializaram pedido para sediar os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Presidente Médici e Vilhena estão na disputa, cujo resultado será divulgado às 10h30 da próxima segunda-feira (30), no auditório do Palácio Museu da Memória Rondoniense, em Porto Velho.

Sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia será conhecida na segunda-feira

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia foram criado em 1983. Em 1987 teve sua paralisação. Voltou depois de 23 anos. Em 2011, por iniciativa dos governador Confúcio Moura foi retomado e realizado em Cacoal; em 2012 em Ji-Paraná, em 2013 em Presidente Médici, em 2014 em Vilhena, em 2015 novamente em Cacoal e em 2016 em Ji-Paraná.

As cidades eram escolhidas pela equipe técnica da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). A equipe técnica da Coordenadoria de Esporte da Sejucel tinha o conhecimento das cidades que havia o mínimo para sediar os jogos e assim eram escolhidas as sedes. Depois a escolha passou para o Conselho Estadual de Desporto e Lazer (Conedel).

Segundo o titular da Sejucel e presidente do Conedel, Rodnei Paes, essa mudança na escolha vai fazer com que as cidades se preparem para atender a todas as exigência do Conselho. “Os atletas, dirigentes, federações e os cidadãos têm que se sentir gratificados com a receptividade da cidade”, disse.

A avaliação do Conselho será de acordo com a apresentação dos vídeos institucionais apresentados pelas cidades com no mínimo cinco minutos e no máximo 10.

No último sábado (21, houve o sorteio para a sequência da apresentação das cidades, começando por Cacoal, seguida por  Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Presidente Médici.

A cidade que não apresentar o vídeo ficará fora da disputa; e a vencedora que não cumprir com o regulamento perderá a vez para a cidade que ficou na posição seguinte.

Saiba mais:

Federações deverão emitir Certificado de Registro de Entidades Desportivas para participação nos Jogos Intermunicipais de 2017

Começa processo de seleção para cidade-sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2017

Sejucel divulga obrigações da cidade-sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2017

Texto: Maximus Vargas
Fotos: Secom