Governo de Rondônia
29/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Investimentos em piscicultura foram discutidos no Vale do Jamari

07 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Desenvolvimento técnico em piscicultura no Vale do Jamari foi a pauta da agenda do governador Confúcio Moura, no sábado (4), com  um grupo de piscicultores e diretores da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia). Os piscicultores Edson Sápiras e Pedro Zirondi pediram o apoio do governador para o desenvolvimento de ações para melhorar o manejo e a criação de pescado em Rondônia, com especial destaque para a região do Vale do Jamari, que possui as maiores áreas de produção de pescado em cativeiro do estado.

Governador Confúcio em reunião com produtores e dirigentes da Acia

Governador Confúcio em reunião com produtores e dirigentes da Acia

Segundo os piscicultores, a formação de técnicos em aquicultura e na capacitação da mão de obra para atuação nas propriedades da região é fundamental para alavancar ainda mais o mercado de peixe.

O governador explicou que o tambaqui é uma espécie da região, porém é nova para o mundo, e precisa de uma pesquisa aprofundada. Para Confúcio, é importante o investimento tanto na pesquisa quanto na formação de técnicos para não acontecer como aconteceu na lavoura cacaueira no passado, porque os produtores não estavam preparados para combater as pragas que surgiram.

Segundo Moura, a Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder) mantém contato  com a Embrapa de Tocantins, para celebrar a parceria com o Estado de Rondônia possibilitando a transferência de tecnologia na área de piscicultura.

A reunião também contou com a participação do diretor do campus do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) Ariquemes, Osvino Schimidt, que colocou a instituição à disposição do governo estadual para o estabelecimento de ações cooperativas, que visem a busca de soluções para a piscicultura, através do desenvolvimento técnico de pesquisas.

Para o presidente da Acia, Francisco Hidalgo Farina, o desenvolvimento do setor primário é importante, pois pode fomentar outros setores, como o comércio, indústria e prestação de serviços.

“O governo do estado está atento às demandas dos piscicultores, e estamos em busca de alternativas para que o setor continue crescendo e gerando riquezas”, ressaltou Confúcio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Luiz Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Economia, Governo, Indústria, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo