PARCERIA

Valorização do potencial turístico de Vilhena discutida em reunião com a Setur

09 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, reuniu-se na segunda-feira (6) na prefeitura de Vilhena para trocar informações necessárias para o desenvolvimento do turismo no município e tratar de projetos a ser implantados na região.

Júlio Olivar em reunião com representantes da prefeitura de Vilhena

Durante a reunião, Olivar enfatizou a importância de se programar uma política de turismo com intervenção entre prefeitura e governo do estado, indicando um representante como interlocutor de Vilhena junto à Setur para definição das políticas de desenvolvimento e promoção do setor.

Vilhena é o Portal da Amazônia Ocidental, por onde entram perto de 20 mil praticantes da pesca esportiva com destino ao Vale do Guaporé. A cidade também está ligada diretamente à formação da história do estado, porém, ainda enfrenta algumas dificuldades, como a questão aeroportuária (apenas uma operadora atua no município e as tarifas estão elevadas), apesar de a cidade estar em uma localização estratégica, na região Sul do estado, principal produtora de soja do estado. Além disso, Vilhena tem o segundo maior número de hotéis do estado, e é uma cidade que se diferencia pela sua arquitetura e melhor índice de desenvolvimento humano de Rondônia.

A reunião com Júlio Olivar foi solicitada pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Faiçal Ibrahim Akkari, que explicou que a prefeitura já iniciou levantamento das principais necessidades do município nesta área, e sugeriu a realização de um seminário voltado ao turismo para esclarecer algumas dúvidas sobre o tema.

Outro ponto destacado durante a reunião, foi a revitalização do Museu Casa de Rondon, que se encontra fechado para visitação desde 1996. O local abriga parte da memória histórica e da identidade cultural do povo do Sul rondoniense, sendo a primeira edificação erguida pela Comissão Rondon na área onde hoje fica o Estado de Rondônia.

A Casa de Rondon está em uma área pertencente à Base Aérea, a sete quilômetros do centro da cidade, e a ideia é formar uma parceria entre prefeitura e o estado para destravar a situação burocrática do local, revitalizá-lo e torná-lo novamente um atrativo turístico.

Também participaram da reunião, a chefe de gabinete da prefeitura, Rosângela Alevato; o secretário executivo regional, Ronaldo Alevato; o presidente da Fundação Cultural de Vilhena, Djavan Santos; e o secretário municipal de Esportes, José Natal Pimenta Jacob.

Texto: Taciana Guzman
Fotos: R. Machado