Governo de Rondônia
23/04/2024

SENSIBILIZAÇÃO

Restaurante Comunitário e barco social terão ações de conscientização e prevenção a DSTs durante o Carnaval em Porto Velho

17 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

barcoseas

Barco Deus é Amor receberá as ações da campanha no próximo dia 20

O público atendido pelo Restaurante Comunitário Prato Cheio e o Barco Social será mobilizado para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) através da campanha de carnaval realizada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Conforme a programação da Seas, a mobilização e entrega de kits de prevenção serão feitas no Barco Deus é Amor no próximo dia 20. O transporte fluvial é oferecido pelo governo de Rondônia de forma gratuita e atende à população de baixa renda dos distritos de Porto Velho e toda a região do Vale do Guaporé. Ocupa um papel estratégico para o deslocamento de ribeirinhos para atendimento médico e também no escoamento da produção agrícola.

Já o público que frequenta Restaurante Comunitário Prato Cheio receberá as ações de sensibilização no dia 24. O restaurante atende a cerca de 1.5 mil pessoas por dia, está  localizado na rua Teotônio Vilela, sub esquina com a José Amador do Reis, no bairro Tancredo Neves. No local a refeição é oferecida a R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30.

ESTRATÉGIA

Para a coordenadora estadual de Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Cleusa Firmino, a escolha dos locais que receberão as ações estratégicas é devido ao grande movimento de público atendido por cada um deles e pela função de assistência social que desempenham. Para ela, mais que garantir a segurança alimentar, o Restaurante Comunitário Prato Cheio é um estabelecimento de disseminação de conhecimento e fomentação cultural.

No restaurante popular, a campanha será realizada no dia 24

No restaurante popular, a campanha será realizada no dia 24

‘‘Desde 2011 o estado aderiu ao Programa de Segurança Alimentar Nacional e vem trabalhando nesse sentido com a construção do restaurante comunitário, que é uma garantia de direitos humanos. Além do baixo custo, com o restaurante trabalhamos também a educação alimentar da população, inclusive há relatos de pessoas que frequentam o local e melhoraram as condições de saúde, reduzindo o peso, e isso é muito importante para nós que moramos em um País que tem problemas com obesidade’’, disse Cleusa.

Para a coordenadora, é importante levar um serviço a mais ao restaurante com a sensibilização do público contra as DSTs. ‘‘Em todo o Brasil há preocupação com as DSTs, que no carnaval há grande risco de disseminação, então essa campanha é muito importante, e como no restaurante passa um grande número de pessoas, é uma oportunidade de conscientizar um público diversificado’’, ponderou.

A coordenadora aproveitou para informar à população que o restaurante comunitário só não funcionará no feriado do dia 28.

Leia mais.

Procon alerta consumidores para cuidados no período carnavalesco

Estrutura de segurança nas ruas será reforçada em todo o estado durante período de Carnaval

Fundação de Hematologia faz apelo por doações de sangue para manter o estoque em alta durante o carnaval


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo