Governo de Rondônia
28/03/2024

OPERAÇÃO INTEGRADA

Secretaria de Segurança planeja operações de combate ao crime em bairros de Porto Velho

10 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Forças de segurança do estado iniciam nos próximos dias trabalho de enfrentamento ao crime organizado responsável por mais de 90% da violência urbana em Rondônia. Nesta semana, o secretário de Segurança, Lioberto Caetano, convocou as Polícias Civil, Militar, Politec, Corpo de Bombeiros e o Comando de Operações Especiais (COE) para trabalhar um plano emergencial, integrado, com ações pontuais, visando o enfrentamento e combate ao crime nos bairros. Datas não serão divulgadas. Serão priorizadas as localidades cujos dados estatísticos levantados recentemente apontam para um índice de maior violência.

Secretário de Segurança, Cel BM Lioberto Caetano, convocou as Polícias Civil, Militar, Politec, Corpo de Bombeiros Comando de Operações Especiais (COE) a trabalhar um plano emergencial

Secretário de Segurança Lioberto Caetano convocou as Polícias Civil, Militar, Politec, Corpo de Bombeiros e COE para trabalhar um plano emergencial

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) já visitou, somente em Porto Velho, 35 bairros, e ouviu  demandas da população por meio de lideranças comunitárias.

Entre as reivindicações ouvidas, que embora no censo comum não apontem como problema de segurança, é essencial para o combate à violência, afirmou o secretário da pasta. “Ruas cheias de buracos, terrenos baldios, falta de iluminação pública, entre outras carências são problemas que se desdobram na falta de segurança pública”, disse.

Para o gestor da Sesdec, embora necessário, o policiamento deveria ser o último recurso a ser utilizado. Ao ouvir lideranças comunitárias, o diagnóstico é ampliado, uma vez que a população não apresenta demandas específicas.

Além do problema da segurança, líderes apontam outros temas de competência do governo que são geridos por outras secretarias. Daí a importância do trabalho integrado com a Sejus, Seas e Seae, na avaliação do secretário, que vem trabalhando contatos contínuos com representantes de outras pastas do governo para o atendimento das demandas.

“Caso a área de atuação seja do município, vamos informar aos gestores municipais de Porto Velho. Sendo assim, a possibilidade de solução aumenta”, afirmou Caetano, completando que “por questão de emergência, e em resposta à sociedade por ocasião de levantamentos feitos bairro a bairro, vamos realizar várias operações de enfrentamento e solução a curtíssimo prazo”.

Leia mais:
Estrutura de segurança nas ruas será reforçada em todo o estado durante período de Carnaval


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo