Governo de Rondônia
Sexta, 26 de maio de 2017

CONSCIENTIZAÇÃO

Rondônia lança campanha de Carnaval contra DSTs nesta sexta-feira

13 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Dezenas de testes rápidos foram realizados durante o evento

Testes rápidos de hepatites serão realizados durante lançamento da campanha

Nesta sexta-feira (17), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) fará a abertura oficial em Rondônia da campanha de Carnaval para enfrentamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O lançamento ocorrerá no Espaço Alternativo, a partir das 16h.  A programação inclui testes rápidos, distribuição de preservativos, orientação para conscientizar os rondonienses quanto à importância da prevenção e cinema.

De acordo com levantamento do Núcleo Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais da Agevisa, no período de 2012 a 2016, Rondônia registrou 1.603 casos de Aids. Também neste período foram notificados 733 casos de sífilis em gestantes. E ainda 3.091 casos de hepatite B. Enquanto que o número de casos de hepatite C chegou a 1.611 de 2007 a 2016. No Estado, a faixa etária mais atingida pelas DSTs é a de 20 a 49 anos.

‘‘A maior preocupação do Estado é com a população jovem, então neste Carnaval estamos enfatizando o uso do preservativo para que os jovens se protejam contra as DSTs’’, destaca a coordenadora da Sífilis da Agevisa, Gilmarina Silva Araújo. Mas a orientação se estende para toda a população. ‘‘A Agevisa lança a campanha no dia 17 e orienta aos municípios que as atividades de conscientização e prevenção aconteçam durante todo o mês de fevereiro’’, afirma.

DENGUE

Além da prevenção as DSTs, a campanha também tem como objetivo sensibilizar a população rondoniense quanto à importância do combate da dengue, chinkungunya e zica.  ‘‘É uma ação de incentivo para que as pessoas possam está combatendo dos focos do mosquito transmissor dessas doenças dentro de suas residências’’, conta.

AÇÃO_CONTRA_DENGUE_POLICIAMILITAR_E_BOMBEIROS_30012016_FOTOS_MAICONLEMES (39)

Campanha também reforçará enfrentamento a dengue em Rondônia

De acordo com último Boletim Epidemiológico para Monitoramento da Dengue, foram notificados em Rondônia 330 casos de dengue entre aos dias 1 a 21 de janeiro, destes 49 foram confirmados. O que representa uma redução de -11,76% em relação ao mesmo período de 2016.

O Estado possui um município em situação de alerta para dengue – Machadinho d’Oeste que contabilizou 234 suspeitos, sendo 97 já confirmados no período de 10 de julho de 2016 a 21 de janeiro deste ano. Os demais apresentam situação epidemiológica classificada como satisfatória.

A coordenadora afirma ainda que durante o lançamento da campanha de prevenção, acadêmicos de instituições de ensino parceiras estarão mobilizados para o trabalho de orientação aos rondonienses. ‘‘Convidamos toda a população a comparecer no Espaço Alternativo no dia 17 e aproveitar uma série de atividades que prepararmos para esse dia’’, afirma.

Programação

16h – Início das atividades de prevenção

Teste rápido: HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Aconselhamento pré e pós teste.

Tenda de Saúde: Orientação sobre as DSTs, saúde da mulher; saúde do homem; saúde do idoso; saúde da criança e do adolescente; prevenção contra dengue, chinkungunya e zica; teste de glicemia, aferição da pressão arterial; cálculo do IMC; escovação e alongamento.

Stand da prevenção: Distribuição de preservativos, folders e panfletos.

Stand de prevenção às violências: Orientação, distribuição de folders, planfletos e cartilhas.

Cinema na tenda

18h – Cerimônia de abertura

19h – Encerramento: Apresentação da escola de samba Acadêmicos da zona Leste

Leia mais.

Rondônia lembra Dia Mundial de Luta Contra a Aids com ações de conscientização

Profissionais da saúde do setor público e da iniciativa privada são habilitados para fazerem teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis e aids

Secretaria de Saúde alerta população e estimula servidores para diagnosticar hepatites virais, aids e sífilis em Rondônia


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Evento, Governo, Municípios, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Twitter
Facebook
Youtube
YouTube















18 de abril de 2017

Prédio Nª Senhora do Amparo

18 de abril de 2017

UNISP de Rolim de Moura




13 de abril de 2017

Encontro de gestores


12 de abril de 2017

6ª Rondônia Rural Show