Governo de Rondônia
29/03/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Rondônia lança campanha de Carnaval contra DSTs nesta sexta-feira

13 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Dezenas de testes rápidos foram realizados durante o evento

Testes rápidos de hepatites serão realizados durante lançamento da campanha

Nesta sexta-feira (17), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) fará a abertura oficial em Rondônia da campanha de Carnaval para enfrentamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O lançamento ocorrerá no Espaço Alternativo, a partir das 16h.  A programação inclui testes rápidos, distribuição de preservativos, orientação para conscientizar os rondonienses quanto à importância da prevenção e cinema.

De acordo com levantamento do Núcleo Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais da Agevisa, no período de 2012 a 2016, Rondônia registrou 1.603 casos de Aids. Também neste período foram notificados 733 casos de sífilis em gestantes. E ainda 3.091 casos de hepatite B. Enquanto que o número de casos de hepatite C chegou a 1.611 de 2007 a 2016. No Estado, a faixa etária mais atingida pelas DSTs é a de 20 a 49 anos.

‘‘A maior preocupação do Estado é com a população jovem, então neste Carnaval estamos enfatizando o uso do preservativo para que os jovens se protejam contra as DSTs’’, destaca a coordenadora da Sífilis da Agevisa, Gilmarina Silva Araújo. Mas a orientação se estende para toda a população. ‘‘A Agevisa lança a campanha no dia 17 e orienta aos municípios que as atividades de conscientização e prevenção aconteçam durante todo o mês de fevereiro’’, afirma.

DENGUE

Além da prevenção as DSTs, a campanha também tem como objetivo sensibilizar a população rondoniense quanto à importância do combate da dengue, chinkungunya e zica.  ‘‘É uma ação de incentivo para que as pessoas possam está combatendo dos focos do mosquito transmissor dessas doenças dentro de suas residências’’, conta.

AÇÃO_CONTRA_DENGUE_POLICIAMILITAR_E_BOMBEIROS_30012016_FOTOS_MAICONLEMES (39)

Campanha também reforçará enfrentamento a dengue em Rondônia

De acordo com último Boletim Epidemiológico para Monitoramento da Dengue, foram notificados em Rondônia 330 casos de dengue entre aos dias 1 a 21 de janeiro, destes 49 foram confirmados. O que representa uma redução de -11,76% em relação ao mesmo período de 2016.

O Estado possui um município em situação de alerta para dengue – Machadinho d’Oeste que contabilizou 234 suspeitos, sendo 97 já confirmados no período de 10 de julho de 2016 a 21 de janeiro deste ano. Os demais apresentam situação epidemiológica classificada como satisfatória.

A coordenadora afirma ainda que durante o lançamento da campanha de prevenção, acadêmicos de instituições de ensino parceiras estarão mobilizados para o trabalho de orientação aos rondonienses. ‘‘Convidamos toda a população a comparecer no Espaço Alternativo no dia 17 e aproveitar uma série de atividades que prepararmos para esse dia’’, afirma.

Programação

16h – Início das atividades de prevenção

Teste rápido: HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Aconselhamento pré e pós teste.

Tenda de Saúde: Orientação sobre as DSTs, saúde da mulher; saúde do homem; saúde do idoso; saúde da criança e do adolescente; prevenção contra dengue, chinkungunya e zica; teste de glicemia, aferição da pressão arterial; cálculo do IMC; escovação e alongamento.

Stand da prevenção: Distribuição de preservativos, folders e panfletos.

Stand de prevenção às violências: Orientação, distribuição de folders, planfletos e cartilhas.

Cinema na tenda

18h – Cerimônia de abertura

19h – Encerramento: Apresentação da escola de samba Acadêmicos da zona Leste

Leia mais.

Rondônia lembra Dia Mundial de Luta Contra a Aids com ações de conscientização

Profissionais da saúde do setor público e da iniciativa privada são habilitados para fazerem teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis e aids

Secretaria de Saúde alerta população e estimula servidores para diagnosticar hepatites virais, aids e sífilis em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo