EDUCAÇÃO

Abertas inscrições para programa de iniciação científica destinado a alunos do ensino médio e técnico

14 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Estão abertas até 18 de março as inscrições do Programa de Iniciação Científica Decola Beta, uma iniciativa que visa incentivar a produção de pesquisa científica durante o ensino médio ou técnico, potencializar o talento e a capacidade de criação de jovens; e produzir conteúdo de qualidade para que estudantes desenvolvam suas pesquisas com excelência.

A informação é de Ederson Rodrigues, da Diretoria Geral de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que afirma ser o programa de caráter nacional promovido pelo grupo Cientista Beta, surgido em 2015 como uma plataforma que quer mudar o relacionamento entre os jovens e a ciência, incentivando-os a protagonizar um projeto de pesquisa científica. Mudando a forma de ver o mundo e interagir é uma das ações de fomento do Programa Científico Escolar que surgiu neste ano com foco no estudante, incentivando e promovendo a ciência nas escolas públicas em Rondônia.

Dentro deste programa, estão ações, como a adesão da Plataforma Ápice, Programa Mentoria de Projetos, Modelo Simplificado para Feiras Científicas, Feiras Científicas com Fases Regionais, Cadastro das Feiras Escolares, Formações com Metodologia Científica e a Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) prevista para acontecer em sua 3ª edição de 6 a 8 de junho, em Porto Velho.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3216 5061 ou pelo e-mail iniciacaocientifica@seduc.ro.gov.br e pelo site: www.cientistabeta.com.br, onde é feita a inscrição.

Esta etapa inicial será composta por um formulário de inscrição para identificar o perfil e interesse do aluno. Apenas um integrante do grupo de projeto deve preencher o formulário. Após o envio do formulário, o candidato receberá em seu e-mail, em até 48 horas , a confirmação da sua inscrição. Caso o candidato não receba o e-mail confirmando sua inscrição dentro de 48 horas, fica sob a responsabilidade do próprio candidato entrar em contato por meio do decolabeta@cientistabeta.com.br , com cópia para giovani@cientistabeta.com.br , solicitando a confirmação. Dentro das primeiras 48 horas após a inscrição, o estudante receberá um e-mail informando se foi selecionado para a próxima etapa.

Receberá certificado de conclusão do Programa de Aceleração Científica Decola Beta o jovem que cumprir todos os acordos e desafios do programa, especialmente a conclusão das etapas do projeto.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia