Governo de Rondônia
20/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

População de Porto Velho ganha Unidade Integrada de Segurança na região central

15 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Governador falou sobre a importância da integração entre as forças de segurança

Governador falou sobre a importância da integração entre as forças de segurança

Com os serviços de segurança pública centralizados num só local, o governo de Rondônia entregou à população de Porto Velho mais uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), localizada na rua Brasília, para atendimento aos moradores da região central da cidade, um investimento de R$ 4 milhões, 181 mil e 280. Parte dos recursos, R$ 3.511.155,26, correspondem à construção do prédio de 2.112,45 m², e o restante foi empregado na refrigeração e mobiliário.

Esta unidade é a segunda que entra em funcionamento em Porto Velho, contemplada com quatro Unisps. A próxima a ser entregue é na zona sul, evento previsto para o dia 22 de fevereiro. Nos próximos meses, outras 13 unidades serão entregues nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado do Oeste, Alvorada, Ouro Preto, Jaru, Buritis, Cujubim, Machadinho e Rolim de Moura.

O governador Confúcio Moura disse que a Unisp é resultado da concepção pensada pelo ex-secretário de Segurança Pública, Antônio Reis, agentes, delegados e outros profissionais da área, seguindo-se o mesmo padrão para todas as unidades planejadas no Estado, modificando apenas o tamanho dos prédios. Elas resultam de financiamento obtido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), integrando um conjunto de obras do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Espaço tem mais de 2 mil metros quadrados de área construída.

Espaço tem mais de 2 mil metros quadrados de área construída.

No mesmo espaço a população terá acesso a serviços de segurança proporcionados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com a inclusão também de serviços  de assistência social, de cartório e sala de audiência de custódia.

De grande porte, a Unisp centro, entregue na manhã desta quarta-feira (15), conta ainda com ambiente para comissariado, banheiros com acessibilidade, banheiros privativos para servidores e para o público, gabinetes para delegados e oficiais, depósitos, reservas de armamento, sala de reconhecimento, sala reservada para vítimas, para agentes de polícia, datiloscopista e custódia provisória entre outras instalações.

“Venho sonhando com isso há muito tempo. Mas tem um detalhe. O prédio é novo, o sofá é novo, a mesa e o computador são novos, tudo é novo. Mas se a gente que está acostumada a delegacias sofridas, com sofá rasgado, computador velho, que fica trabalhando assim durante dez ou quinze anos sem esperança de melhorar, e agora vai sair do velho, será que vai se reciclar para uma Unisp nova? Se vier com a cabeça do velho, da concepção de antes, aqui será transformada numa Unisp velha rapidamente”, alertou o governador aos colaboradores da segurança pública, delegados, agentes, secretários e imprensa presente.

Confúcio Moura queixou-se ainda da burocracia na execução das obras.   “Se tiver muito medo não faz absolutamente nada. Porque com medo ou sem medo você sai cheio de processo. Não adianta, eu já aceito isso”, disse, provocando risadas.

A Unisp Centro está localizada na rua Brasilia, 1400, bairro Nossa Senhora das Graças.

Leia mais:

Unidade Integrada de Segurança Púbica fortalece estratégia contra a criminalidade na região de Nova Brasilândia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Justiça, Legislação, Obras, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo