Governo de Rondônia
18/04/2024

INVESTIMENTOS

Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim, recebe novo prédio de escola destruída após cheia, unidade de saúde e refeitório

17 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Surpresa, distrito do município de Guajará-Mirim, ganhou nesta quinta-feira (16) obras importantes para os seus 1.200 moradores. A nova Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, a Unidade de Saúde Antônio Elias Teixeira e o refeitório da Escola Estadual Salomão Melgar fazem parte de iniciativas para tirar a localidade do isolamento. O passo seguinte é transformar a pacata localidade num centro de produção de conhecimento, artes, turismo e, como ocorre em todo o estado, alimentos.

Novas instalações da escola reconstruída na parte alta do distrito

Novas instalações da escola reconstruída na parte alta do distrito

O distrito, onde os rios são o meio mais prático de chegar e sair, recebeu a visita do governador Confúcio Moura, que prometeu retornar outras vezes para levar mais benefícios. Um deles, que foi comemorado pelos moradores, é o serviço de internet e telefonia móvel. Também foram a Surpresa secretários de estado e parlamentares. Eles anunciaram que haverá apoio irrestrito para a localidade se desenvolver.

A comitiva passou rapidamente pela Escola de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, que foi apresentada oficialmente aos moradores.

Construído originalmente na parte baixa do distrito, próximo ao porto, o estabelecimento foi duramente afetado pela enchente de 2014. A destruição interna foi quase total. O prédio ficou de pé, mas a estrutura ficou comprometida. As marcas nas paredes indicam até onde águas alcançaram.

“Foi um tempo de muito sofrimento para os professores e alunos. Tivemos que dar aulas em locais que não estavam preparados para nos acolher”, lembrou a diretora Maria Cruz Alves Guassace. Mas isto é passado. Ela tem orgulhos das novas instalações, agora na parte alta da localidade.

O prédio tem o que é de mais moderno numa escola. Ali serão recebidos, na próxima semana, 116 alunos, pela manhã e tarde, além da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É um sonho que se realiza”, comemorou a diretora. A obra saiu no prazo previsto de contratação. Com situação financeira abalada, a prefeitura de Guajará-Mirim não teria recursos para executar a obra.

O governador Confúcio Moura visitou as instalações e disse que a obra é um presente para os moradores. “Faz parte da declaração de amor que fazemos a Surpresa, que tem um povo guerreiro, resistente, defensor das nossas terras nesta região”, declarou.

Para Confúcio, a presença do governo estadual no distrito é uma resposta aos tempos de profundo esquecimento a que a localidade foi relegada. “Vocês são nossos heróis aqui”, afirmou.

A Unidade Básica de Saúde Antônio Elias Teixeira foi inaugurada com equipamentos modernos e médico admirado pelos moradores

A Unidade Básica de Saúde Antônio Elias Teixeira foi inaugurada com equipamentos modernos e médico admirado pelos moradores

SAÚDE

A alguma centenas de metros dali, acompanhado da comitiva, o governador entregou a Unidade Básica de Saúde Antônio Elias Teixeira. Mesmo sob uma chuva fina, muitos moradores estavam presentes. E isto se justifica. Surpresa é carente de quase tudo.

O atendimento médico, por exemplo, vai ser efetivo a partir de agora. Antes, os doentes tinham que pagar R$ 200 para ir e voltar de barco a Guajará-Mirim.

A unidade tem equipamentos modernos, salas para diversos tipos de serviços e profissionais que recebem tratamento diferenciado. Os moradores avaliaram e disseram que nem Guajará-Mirim, a sede do município, tem “um posto tão bom assim”.

O distrito ganha reforço do programa Mais Médicos, que foi muito elogiado pelos parlamentares da comitiva. O clínico Roberto Gonzalez chegou há duas semanas e já conquistou os moradores. Não faltam elogios ao seu comportamento.

Antônio Elias Teixeira, que dá nome à unidade, foi pioneiro no distrito. Chegou a Surpresa em 1975, quando havia apenas nove famílias. Tornou-se um defensor intransigente da saúde dos moradores. Seus filhos, Francimar, Francivalter e Francineia estavam presentes ao ato de estrega das instalações. “Ele foi um baluarte, um líder, um resistente”, elogiou Confúcio Moura ao entregar uma placa comemorativa aos herdeiros do homenageado.

MAIS COMEMORAÇÃO

Foi na Escola Estadual Salomão Melgar que as inaugurações foram formalizadas. Os investimentos ficaram na casa dos R$ 2,3 milhões. Lá também foi entregue o novo refeitório do estabelecimento e apresentadas as reformas que vão beneficiar os 180 alunos atendidos e o corpo de professores.

Unidade de Saúde de Surpresa foi entrega a população nesta quinta

Unidade de Saúde de Surpresa foi entregue a população nesta quinta

O senador Valdir Raupp, os deputados estaduais Eurípedes Lebrão e Neidson Barros, além do secretário Williames Pimentel (Saúde)  e o superintendente Rodnei Paes (Juventude, Cultura, Esporte e Lazer), anunciaram participação da política de inclusão elaborada para o distrito.

Os parlamentares garantiram emendas para obras de saneamento e aquisição de equipamentos, por exemplo. Valdir Raupp fez elogios ao programa Mais Médicos e revelou que defenderá a vinda de mais profissionais para Rondônia em audiência no Ministério da Saúde. A cerimônia não tinha sido encerrada quando foi informado que uma ambulancha, pleiteada pelo deputado Neidson Barros, estava chegando à localidade. Mais comemoração.

A passagem do governador Confúcio Moura por Surpresa, segundo ele próprio, será seguida de outras. O pacote de intervenções do estado prevê, também, cursos para que os moradores desenvolvam habilidades para produzir produtos locais e comercializá-los até internacionalmente, se quiserem.

“Voltarei para anunciar mais boas novidades para vocês. Inclusive a internet e telefonia rural. Vocês vão pode usar ‘zap zap’ à vontade”, brincou. Mais comemoração.

Leia mais:
Mais de mil moradores do vale dos rios Guaporé e Mamoré são atendidos pelo Barco Hospital Walter Bártolo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Distritos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo