Governo de Rondônia
29/03/2024

CRÉDITO RURAL

Projetos de crédito da Emater ganham agilidade com modelo de correspondente bancário

06 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Agricultores familiares atendidos pela Emater Rondônia já estão sendo beneficiados com crédito rural mais rápido. Em Novo Horizonte, município da Zona da Mata, o agricultor Ivan Luiz Movio teve sua proposta de custeio da lavoura de café aprovada em menos de 24 horas. Esta agilidade se deve a adesão da Emater ao modelo de trabalho como correspondente bancário (Cobam) disponibilizado pelo Banco do Brasil.

Agilidade no processo de crédito faz justiça a quem trabalha duro no campo.

Agilidade no processo de crédito faz justiça a quem trabalha duro no campo.

O Cobam é simples e prático: o agricultor faz sua proposta de financiamento diretamente no escritório da Emater, que acolhe a proposta, elabora um plano de custeio ou projeto de investimento e posta diretamente no portal do agronegócio do Banco do Brasil.

Quando da postagem no Portal do Agronegócio BB, a proposta de financiamento já vem com uma análise prévia e acompanhada de todos os documentos necessários, devidamente digitalizados. Isto facilita a análise final com aprovação ou não do projeto por parte do Banco. Além da rapidez do processo, o sistema oferece mais segurança e comodidade ao agricultor, já que ele não fica preso ao rígido horário bancário, diz Arnaldo Araujo, extensionista da Emater em Novo Horizonte.

O agricultor João Antonio Mendonça fez uma proposta de crédito para investimento na compra de gado e construção de instalações agropecuárias. E menos de uma semana, o escritório da Emater-RO elaborou o projeto, o Banco do Brasil aprovou e o agricultor pôde assinar o contrato, disse o técnico Arnaldo Araújo.

A Emater-RO já credenciou como Cobam, junto ao Banco do Brasil, 12 escritórios locais, distribuídos em todas as regiões administrativas da Autarquia no Estado, disse o responsável técnico pelo programa de crédito da Emater-RO, engenheiro agrônomo Edson Issao Oikava.

A facilidade verificada no funcionamento das primeiras unidades, operando o sistema diretamente com o Portal do Agronegócio BB, já permite se afirmar que em breve todos os escritórios locais da Emater-RO estarão integrados ao novo sistema.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Economia


Compartilhe


Pular para o conteúdo