Governo de Rondônia
23/04/2024

SUSTENTABILIDADE

Primeira oficina sobre atualização da 2ª Aproximação do Zoneamento de Rondônia acontece neste sábado em Guajará-Mirim

09 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os trabalhos de atualização da 2ª Aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) avançam para a etapa de oficinas em Rondônia. O município de Guajará-Mirim abre as discussões no estado com programação neste sábado (11), a partir das 8h, na Escola Estadual Alkindar Brasil de Arouca. Rondônia é pioneiro no Brasil na atualização do zoneamento, conforme o analista ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Márcio Felisberto.

‘‘Serão realizadas sete oficinas e uma audiência pública, a primeira delas em Guajará-Mirim. É importante que a população do município compareça, uma vez que o zoneamento é uma ferramenta de gestão que o estado utiliza para tomar decisões. O zoneamento não é apenas a análise técnica do meio ambiente, mas também da dinâmica da população’’, destacou Felisberto.

Vários segmentos da sociedade estão convidados a participar da oficina em Guajará-mirim. ‘‘Serão reunidas na oficina equipes técnicas, representantes da classe política e da população em geral. Será levada em consideração a opinião de todos. A programação vai contar com abertura feita pela Sedam com apresentação do histórico do zoneamento no estado e haverá trabalhos em grupos temáticos, finalizando com uma atividade envolvendo a todos’’, disse o analista ambiental.

Depois de Guajará-Mirim, as oficinas serão realizadas em Ariquemes (18 de março), Ji-Paraná (25 de março), Cacoal (15 de abril), Alta Floresta do Oeste (29 de abril), São Francisco do Guaporé (20 de maio) e Vilhena (27 de maio). Em Porto Velho acontecerá no dia 2 de junho. ‘‘O zoneamento é pauta do governo do estado, é componente das políticas estruturantes, sendo uma das mais importantes’’, destacou.

Ainda segundo ele, a proposta é que as diretrizes resultantes da atualização do zoneamento sejam apresentadas como projeto de lei para aprovação na Assembleia Legislativa até agosto deste ano.

Programação em Guajará-Mirim

8h30 Abertura – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alkindar Brasil de Arouca, na Avenida 1° de maio, 3520, bairro 10 de abril.

9h – Exposição do Formato da Oficina – Objetivos e Metodologia – Contextualização da atualização da segunda aproximação do ZSEE-RO/Resultados Alcançados: Apresentação dos cenários do desmatamento e principais impactos

9h40 – Debates

10h – Intervalo (Coffee Break)

10h10 – Divisão de Grupos Focais

10h30 – Trabalhos em Grupos

12h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Continuação dos Trabalhos em Grupos

16h30 – Intervalo (Coffee Break)

16h50 – Hierarquização de Interesses

18h – Encerramento

Leia mais:

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a atualizar o Zoneamento Socioeconômico Ecológico


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo