Governo de Rondônia
29/03/2024

AVANÇO

Aeroporto de Ariquemes recebe aval da Secretaria Nacional de Aviação para ser ampliado e receber voos regionais

10 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, acertou na quarta-feira (8), em Brasília, os detalhes do termo de cooperação entre o governo do Estado de Rondônia e a União para que o aeroporto de Ariquemes seja estruturado para receber voos regionais

Reunião realizada em Brasília viabilizou a ampliação do aeroporto

Reunião realizada em Brasília viabilizou a ampliação do aeroporto

Os detalhes do acordo foram definidos entre o secretário-executivo de Aviação Civil, Dario Rais Lopes; o diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER), Ezequiel Neiva; o deputado federal Lúcio Mosquini e o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores. Pela proposta, serão repassados  pelo governo federal cerca de R$  30 milhões para execução da obra, que ficará sob a responsabilidade do governo estadual.

Após a reunião, o deputado Mosquini disse acreditar que a liberação dos recursos para o estado aconteça no mês de agosto. “Ezequiel Neiva já assumiu o compromisso, e deve fazer os ajustes que faltam”, disse.

De acordo com o parlamentar federal,  Rondônia vai executar a obra por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Ezequiel Neiva garantiu  que o  corpo técnico do DER  já está trabalhando no sentido de aumentar o comprimento da pista  para 1.500 metros de extensão  e a largura aproximada em 30 metros. “O objetivo é possibilitar ao aeroporto de Ariquemes receber aeronaves  semelhantes às que utilizam os aeroportos de Ji-Paraná e Cacoal”.

Thiago Flores enfatizou  que o município precisa de um aeroporto que ofereça dignidade  para o usuário, e que o conjunto de esforços da  bancada federal e do governo de Rondônia o deixa animado. “Voltando agora a Rondônia será a nossa prioridade fazer a nossa parte para que depois possamos proporcionar à cidade de Ariquemes e às cidades circunvizinhas  este novo aeroporto”, afirmou.

Participaram também da audiência, o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, engenheiro Humberto Fayal; o deputado estadual Geraldo da Rondônia; a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; o assessor de Assuntos Internacionais  da SAC, João Batista Lanari; e o coordenador do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Cristiano Gontijo Silva.

Leia mais:
Restauração da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Ariquemes é concluída pelo DER
Aeroporto de Ariquemes será ampliado, receberá iluminação, restauração da pista e sala de espera


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Elio Sales - SAC
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Obras


Compartilhe


Pular para o conteúdo