24/04/2024

CAPACITAÇÃO

Professores e mediadores iniciam curso de formação para o projeto de correção do fluxo escolar em Rondônia

21 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A 1ª formação  para professores, mediadores e professores do Projeto de Correção do Fluxo Escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – (Programas Se Liga e Acelera Brasil), promovido pelo governo do Estado de Rondônia – em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), foi aberto nesta terça-feira (21) no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

A gerente Nilcéia Lopes, em sua intervenção, afirmou que a parceria com o Instituto Ayrton Senna possibilitou à Seduc garantir a consolidação dessa ação como política pública prioritária do estado

A diretora-geral da Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professora Angélica Ayres, representando o secretário Waldo Alves, fez a abertura oficial do evento, que contou com a participação do secretário adjunto municipal de Educação de Porto Velho, Marcos Aurélio; a gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna, Nilcéia Lopes,  autoridades convidadas, professores e mediadores.

Angélica disse que o objetivo do projeto é aperfeiçoar os conhecimentos gerenciais de todos os envolvidos na execução da Metodologia os Programas Se Liga e Acelera Brasil e contribuir para a redução da defasagem idade/ano dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, matriculados na rede pública de ensino no Estado de Rondônia.

A gerente Nilcéia Lopes afirmou que a parceria com o Instituto Ayrton Senna possibilitou à Seduc garantir a consolidação dessa ação como política pública prioritária do estado, no atendimento educacional para estudantes em distorção idade/ano, nas escolas públicas de  Rondônia.

A Seduc vai distribuir gratuitamente livros didáticos, materiais pedagógicos, formação, assessoria técnica e pedagógica, bem como, o sistema de acompanhamento e avaliação para todas as redes municipais que realizaram adesão de 2015 até 2018.

A formação terá continuidade até a próxima sexta-feira (24). O projeto de correção de fluxo funcionará neste ano em 11 municípios rondonienses, por meio de 12 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), atendendo a 484 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na rede municipal, 28 prefeituras de Rondônia atendem a 2.798 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto envolve 129 professores e 3.307 estudantes atendidos nos programas Se Liga e Acelera Brasil.

O público alvo é compostos pelos coordenadores, mediadores e professores novatos nos programas da rede estadual e municipal de ensino.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia