Governo de Rondônia
28/03/2024

PREVENÇÃO

Governo de Rondônia entrega 1.200 kits para teste rápido de Zika vírus; estado é o primeiro no Norte a fazer a distribuição

21 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

NA CAPITAL - Entrega simbólica foi feita nesta terça-feira, no Lacen, em Porto Velho

Entrega simbólica foi feita nesta terça-feira, no Lacen, em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou nesta terça-feira (21), 1.200 kits para teste rápido de detecção de Zika vírus, e teste para a confirmação dos casos positivos – uma espécie de contraprova -, que será realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho.

Os testes serão destinadas aos municípios que tenham maternidade. Em Porto Velho,- maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro – para gravidez de alto risco – e maternidade Mãe Esperança. Serão enviados testes para as regionais de saúde de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura.

O diretor-geral do Lacen, Luiz Tagliane, os testes são destinados apenas para mulheres grávidas. A medida atende a um protocolo do Ministério da Saúde (MS) que prioriza o grupo considerando a possibilidade do surgimento de casos de microcefalia em decorrência da contaminação pelo Zika vírus.

Segundo a diretora da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Arlete Baldez, o Estado faz o repasse aos municípios que têm maternidade para que façam uma espécie de triagem. Para os casos considerados positivos, o Lacen irá fazer o exame de confirmação, chamado de contraprova.

Baldez destaca a importância do teste rápido. De acordo com ela, mais de 80% dos casos de contaminação por Zika são assintomáticos, por isso a necessidade de um diagnóstico precoce.

NA REGIÃO - Tagliane destaca que Rondônia sai na frente em prevenção

NA REGIÃO – Tagliane destaca que Rondônia sai na frente em prevenção

Segundo Luiz Tagliane, que representou o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, na cerimônia de entrega dos kits, o governo aguarda um segundo lote com 10.200 testes rápidos.

SAI NA FRENTE
O Estado de Rondônia é o primeiro a entregar os kits para teste rápido na Região. Para ação acontecer, o governo comprou, através da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), com aval do Comitê de Combate ao Aedes, uma quantidade de testes ELISA (IgG/IgM) suficientes para confirmação dos casos positivos no Lacen.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a Sesau vai distribuir os testes rápido para os locais prioritários (maternidades com alta demanda), para serem utilizados nos casos suspeitos que se enquadre na nota técnica do Ministério da Saúde (MS).

Ele afirma que todos os testes realizados devem ser notificados nas fichas para o agravo e cadastrados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), devendo ser lançado o resultado do teste. Apenas os casos positivos devem ser enviados ao Lacen para realização do ELISA confirmatório.
Os laboratórios das maternidades somente serão reabastecidos, se houver a devida comprovação dos exames realizados, através do Sistema GAL e registrado no SAI-SUS, afirma o secretário.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo