Governo de Rondônia
26/04/2024

DIA ESPECIAL

Mulheres agricultoras são homenageadas pela Emater-RO em Porto Verde

22 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mulheres rurais da comunidade Porto Verde tiveram um dia festivo oferecido pelas extensionistas do escritório local da Emater-RO naquele distrito, elas participaram de atividades lúdicas, receberam homenagens e serviços de beleza como parte das comemorações programadas para o mês março, reconhecido como o mês das mulheres.

As mulheres participaram de atividades lúdicas e receberam homenagens.

As mulheres participaram de atividades lúdicas e receberam homenagens.

Porto Verde é uma comunidade especial, iniciou com o “projeto de cidade horta”, depois foi transformado em um assentamento de chacareiros, em áreas que na média não passavam de dois hectares. A principal atividade dos moradores do Porto Verde é o cultivo de hortaliças e a criação de aves, atividades em que as mulheres muitas vezes são maioria.

É uma área muito produtiva apesar das famílias estarem assentadas em micro propriedades, não falta ocupação, a mão de obra é proporcionalmente divida entre homens e mulheres, quando estas não são maioria, e a renda familiar não fica nada a dever a de outras regiões com propriedades maiores, diz Virginia Avelar extensionista da Emater-RO.

Entre as participantes do dia especial comemorativo das mulheres, estava a dona Elisabete Veriana Martins, ela veio para dar um trato especial nos cabelos “up grade” na beleza, diz a bem humorada agricultora, que cultiva diversos tipos de pimenta e hortaliças folhosas, como: almeirão, rúcula, cheiro verde e outras que vende em quatro feiras durante semana.

Dona Elisabete diz que o trabalho é duro, mas não tem duvida de que é melhor do que qualquer emprego de carteira assinada, que possa conseguir.

Nas feiras de final de mês ela chega a apurar até 500 reais, em outras, no entanto, as vendas podem não alcançar a metade desse valor diz a produtora.

A homenagem prestada às mulheres trabalhadoras na agricultura Em Porto Verde encerrou com um bingo, sorteio de brindes e um saboroso almoço oferecido às participantes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque Gonçalves de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo