MODERNIZAÇÃO

Assinado contrato de implantação de sistema que vai integrar informações de Rondônia

23 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Foi assinado na terça-feira (21), entre o governo de Rondônia e a empresa vencedora do processo licitatória, contrato para implantação da plataforma georreferenciada do Observatório do Desenvolvimento Regional do estado. Assinaram o documento, o secretário estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, e o representante da TOQ- Soluções, Fausto Fonseca.

Secretário George Braga e o representante da TOQ- Soluções, Fausto Fonseca, assinaram o documento

Com o Observatório, será possível reunir, em um único local, informações que englobam dimensões centrais do desenvolvimento. Os dados serão provenientes da Sepog e demais órgãos estaduais e incluem indicadores de ciência e tecnologia, financeiros, de produção, de infraestrutura, socioeconômicos e demográficos.

Dessa forma, o Observatório possibilitará que o cidadão usuário realize pesquisas que respondam, por exemplo, questões como a quantidade de municípios/estados de faixa de fronteira, a renda per capita por município/estado em determinado ano, o valor disponibilizado para municípios/estado em determinado ano, a relação existente entre a quantidade de recursos disponibilizados e os outros dados que caracterizam um determinado município/estado, entre outras.

George explicou que a implantação do Observatório concretiza uma das principais demandas do governador Confúcio Moura relacionadas à disponibilização e unificação de informações que deverão subsidiar projetos, programas e ações com foco no desenvolvimento regional. “A implantação é fundamental. Vai auxiliar a tomada de decisão do gestor, subsidiar a comunidade científica, direcionar os empresários que desejam investir em Rondônia, e assim por diante. Serão mais de três milhões de informações consolidadas sobre o estado. É um ganho geral”, disse o titular da Sepog.

George Braga explicou ainda que o sistema integrado abrirá uma janela de opções de investimento, fomentação, crescimentos e organização de forma coordenada e pontual de acordo com as características e as necessidades de cada região, prospectando assim o crescimento a médio e longo prazo do Estado com um todo.

Ainda nesta semana, a Coordenação do Observatório, instalada na Sepog, e os representantes da empresa irão reunir os principais órgãos do estado para direcionar o início da implantação.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla

Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia