Governo de Rondônia
28/03/2024

MINIMULTA

Alunos do ensino infantil e fundamental recebem carteira para se tornarem multiplicadores das leis do trânsito

23 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto Minimulta, realizado pela Diretoria Técnica de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), será desenvolvido na educação infantil e fundamental em Rondônia para ensinar crianças de 6 a 12 anos noções básicas sobre a lei de trânsito, um trabalho sistemático de prevenção a acidentes de trânsito, que envolve não só o educando e educador, mas toda a família do aluno. Na manhã desta quinta-feira (23), alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Branca de Neve, em Porto Velho, receberam a Carteira de Agente de Trânsito Mirim.

Diretor do Detran, José Albuquerque, e o governador em exercício, Daniel Pereira, entregaram as Carteiras

Diretor do Detran, José Albuquerque, e o governador em exercício, Daniel Pereira, entregaram as carteiras

O projeto Minimulta tem por objetivo desenvolver atividades educativas voltadas à educação de trânsito por meio de material lúdico, promovendo a construção de conceitos positivos, os quais possibilitam a criança compreender sua relação com o trânsito, de modo a contribuir para a formação de adultos responsáveis. Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-RO, Gildete Miranda, as acrianças aprendem noções das leis de trânsito e passam a fiscalizar os pais, os familiares e as pessoas mais próximas.

O diretor-geral do Detran-RO, José Albuquerque, disse que a educação é o caminho para diminuir os altos índices de acidentes de trânsito, e citou como exemplo dados estatísticos que comprovam isso.

De 2005 a 2010 o número de acidente de trânsito aumentava gradativamente ano a ano. Em 2011 a Lei Seca passou a ser aplicada em Rondônia e o Detran intensificou as ações de educação do trânsito e os índices de acidentes passaram a cair ano a ano. Dados de Porto Velho mostram que em 2011 foram registrados 5.356 acidentes; em 2012 foram 4.947, em 2013 (4.896), 2014 (3.853) e em 2015 (2.805) acidentes. Neste período a frota aumentou consideravelmente e o número de acidentes caiu.

O governador em exercício, Daniel Pereira, destacou a importância da educação de trânsito na escola, a eficiência da Lei Seca, da preservação do meio ambiente, do fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e disse que o projeto Mini Multa deveria ser implantado em 100% das escolas do estado.

“Pelo menos 70% das pessoas que estão cumprindo pena no sistema carcerário estão envolvidas de alguma forma com as drogas”, afirmou.

Leia mais:
Agentes do Detran são orientados para atuar na melhoria das estatísticas do trânsito em Rondônia
Estudo mostra que mais de 90% das internações no setor de ortopedia do Hospital de Base são vítimas de acidentes de trânsito


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Legislação, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo